Com investimento em novo método construtivo, duas unidades de ensino serão ampliadas em 90 dias
redacao@serraempauta.com
24.12.2023 - 15h32min
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) e o secretário da Educação, Edson da Rosa (Republicanos), assinaram na terça-feira (19), a ordem de início do primeiro pacote de obras por sistema modular em escolas municipais de Ensino Fundamental.
Nesta primeira etapa a construtora responsável pelas obras é a empresa Consórcio Atenas. A gestão aderiu a uma ata de serviços com outros municípios, que permitirá viabilizar os trabalhos que levarão melhorias às comunidades de Parada Cristal, na região de Ana Rech, e São Marcos da Linha Feijó, na área do Bairro São Caetano.
A revolução trazida pela adoção do novo método construtivo será percebida com brevidade pela população: o prazo estimado para a entrega das obras é de 90 dias. O investimento nesta etapa de melhorias será de aproximadamente R$ 1,6 milhão.
As escolas Armindo Mario Turra, com 273 estudantes matriculados, e Padre Leonardo Murialdo, com 80 estudantes, foram as primeiras contempladas com as construções modulares.
Atendendo a uma das maiores demandas da população caxiense, as duas escolas ganharão espaços para ampliação no atendimento à Educação Infantil. Na Armindo Turra haverá criação de uma sala de ensino.
A diretora da escola Elisabete Comin ressalta que com esta ampliação a escola poderá atender mais 30 crianças da comunidade, "muito além de paredes e tetos, estamos nos preparando para acolher essas crianças com muito amor, com muito afeto, e que a aprendizagem seja sempre ativa, que a mágica aconteça todos os dias em todos os espaços da aprendizagem", afirma Elisabete.
Já na escola Padre Leonardo Murialdo serão ampliadas três salas de aula. A coordenadora Simone Pezzini se emocionou muito na sua fala, ressaltou que "a ampliação da escola não se trata apenas de um investimento financeiro, é um voto de confiança no nosso compromisso de oferecer uma educação de qualidade às nossas crianças. Não é apenas uma construção física, é uma construção de oportunidades, de sonhos, um futuro mais promissor a todos que por nossa escola passam.
Adiló afirmou que para o Executivo é muito importante estar conseguindo derrubar mais uma barreira, a de executar obras com mais agilidade, eficiência e sustentabilidade.
"A construção modular irá transformar a construção de escolas no país e em nosso Município. Estamos entrando em uma era de modernidade, de futuro, de construções rápidas com custos menores, mas acima de tudo de oferecermos mais vagas para a nossa comunidade".
Para o secretário Edson da Rosa, o formato de escola modular se justifica por diversos motivos, mas os principais é a velocidade de entrega das obras, o custo e o desperdício.
"Buscamos a agilidade na execução dos trabalhos como tem acontecido em diversos locais do mundo, em termos de grandes obras, sejam públicas ou da iniciativa privada. Vamos acelerar a abertura de vagas para novos alunos na rede municipal, encurtando o prazo de espera por vaga, especialmente na Educação Infantil, que é onde está hoje nosso maior desafio".
Ambas instituições serão beneficiadas também com novos banheiros acessíveis. Pelo método de construção offsite e industrializado, as estruturas deverão estar à disposição das comunidades dentro de três meses.
Leia mais:
Escritor caxiense está com quarto livro em pré-venda
Shopping Villagio Caxias assina contrato com duas novas operações
Deputada discute com Infraero a gestão do aeroporto de Caxias do Sul
Pagamento do IPVA 2024 com desconto termina dia 28 de dezembro
Câmara de Caxias sugere ao prefeito obras com recursos devolvidos
Tags:
Educação Prefeitura de Caxias do Sul encaminha inicia primeiras obras escolas municipais sistema modular Caxias do Sul