Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Prefeitura de Caxias e Sindiserv divergem sobre a falta de recursos para pagamento da trimestralidade | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeitura de Caxias e Sindiserv divergem sobre a falta de recursos para pagamento da trimestralidade | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Executivo

Prefeitura de Caxias e Sindiserv divergem sobre a falta de recursos para pagamento da trimestralidade

Adiló Didomenico e Silvana Piroli discutiram nesta quarta-feira temas da pauta da campanha salarial da categoria

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
11.07.2022 - 20h54min

João Pedro Bressan/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) recebeu, na manhã desta segunda-feira (11), representantes do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias do Sul para tratar da pauta da campanha salarial da categoria. A agenda havia sido solicitada na quarta (6), quando servidores estiveram na Prefeitura reivindicando ser recebidos pelo chefe do Executivo.

banner-cetec-serraempauta.png

Leia mais:
Sindiserv pressiona por audiência com prefeito de Caxias do Sul

Dentre as reivindicações do Sindiserv estão a reposição de perdas salariais, o pagamento da trimestralidade e a nomeação de mais servidores para a saúde e educação.

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, iniciou o debate apresentado os dados obtidos por meio do Portal da Transparência do Município que revelam a possibilidade orçamentária de conceder a reposição das perdas da inflação que já ultrapassam os 7% em 2022 e, se somados aos 3% não repassados em 2021 devido à mudança na base de índices utilizados pela Prefeitura extrapolam 10% de perdas salariais.

"Tem servidores que estão com dificuldades para comprar alimento. Conceder a reposição é uma forma de estimular os servidores", destaca.

O secretário de Gestão e Finanças, Gilmar Santa Catharina (MDB) fez a apresentação das despesas orçamentárias e expôs que o Executivo não tem recursos para atender as demandas do Sindicato.

"Conheço o processo orçamentário e estamos fazendo inúmeros esforços para cortar custos para arcar com as despesas. O saldo do valor empenhado é insuficiente. Perdemos desde 2013 uma média de 34% de retorno de ICMS, cerca de R$ 150 milhões anuais. Além de outras questões que nos deixam sem caixa para conceder reajuste aos servidores", sustentou.

Adiló salientou que a perspectiva de finanças do Município é preocupante em função da queda de arrecadação e de repasses da União. Mais recentemente, a redução no retorno do ICMS em função da nova política tributária.

"Concordo com todas as reivindicações. Não estamos escondendo nada, não tem segredo algum, não temos mais dinheiro. A situação é preocupante demais. Se tem alguém que não quer que o funcionalismo fique descontente com o governo, este alguém sou eu", argumentou.

Por solicitação do Sindiserv, o Executivo fará nova reunião, em agosto, para apresentação completa da situação financeira.

Além do prefeito, participaram o chefe de Gabinete, Cristiano Becker (PTB); as secretárias de Governo, Grégora Fortuna dos Passos (PTB); da Saúde, Danielle Meneguzzi (sem partido); e de Recursos Humanos e Logística, Daniela Reis (sem partido); os secretários da Receita, Roneide Dornelles (PTB); de Gestão e Finanças, Gilmar Santa Catharina (MDB); da Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva; e a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Katiane Boschetti da Silveira. Pelo Sindiverv, o secretário-geral, Valderês Fernando Leite, o diretor de formação, Cristiano Cardoso e os membros da comissão da campanha salarial, Elielson Agliardi, Saulo Velasco e Lucimar Carnisella.

Lei da Guarda Municipal deverá ser protocolada na Câmara

Um dos poucos avanços apresentados na reunião foi o encaminhamento para a Câmara de Vereadores da Lei Federal 13.022/14 que concede amparo legal para as ações da Guarda Municipal, além da mudança no termo de "gratificação por periculosidade" por "gratificação por risco de vida" para os servidores da pasta. A proposta deverá ser protocolada no Legislativo esta semana.

Paralisação dia 18 de agosto

Diante da falta de perspectiva para o pagamento da trimestralidade, o Sindiserv agendou uma paralisação dos servidores municipais para o dia 18 de agosto. As atividades ocorrerão no período da manhã e tarde com atos às 10h e 16h em frente ao Centro Administrativo.

Leia também:
Rede atacadista deve inaugurar loja em Caxias do Sul em julho de 2023
Prefeitura anuncia reajuste do transporte coletivo de Caxias do Sul
Obras na EPI Floresta alteram rotina dos passageiros em Caxias do Sul
Mais de 26 mil pessoas visitaram a Fenakiwi neste primeiro final de semana em Farroupilha
Câmara de Vereadores de Flores lança podcast semanal

Tags:

Prefeitura de Caxias Sindiserv divergem falta recursos pagamento trimestralidade Caxias do Sul