Sindicato dos servidores sugeriu que reposição seja paga em janeiro do ano que vem
redacao@serraempauta.com
28.06.2021 - 19h29min
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico e a vice-prefeita Paula Ioris (PSDB), receberam nesta segunda-feira (28), uma comitiva do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) para tratar sobre a trimestralidade. Durante o encontro, o Sindiserv reafirmou a necessidade do pagamento do repasse da inflação do período, com o objetivo de manter o poder de compra dos trabalhadores municipais.
"Se o Tribunal de Contas considera que a Lei 173/2020 um impeditivo, gostaríamos que fosse enviado um projeto de lei para a Câmara de Vereadores para que o percentual apurado pelos índices que compõem a trimestralidade seja pago em janeiro de 2022 e também para que a lei da trimestralidade se torne permanente", destaca Silvana.
Adiló afirmou que sempre foi favorável à reposição da inflação para todas as categorias profissionais e isso não seria diferente para os servidores públicos. Porém, nesse momento não é possível definir a partir de quando e nem a forma que a inflação será repassada no ano que vem.
Conforme o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o comprometimento com a folha de pagamento dos servidores está 41,99%, quase 10% abaixo do limite prudencial.
O prefeito disse que está contratando um estudo sobre a reestruturação administrativa e previdenciária, com diagnóstico e proposta para a reforma. Ele comentou que depois desse estudo o governo municipal terá um panorama mais claro dos próximos passos.
A presidente enxerga com estranheza a contratação do estudo e ressaltou que o trabalho poderia ser realizado com a capacidade técnica dos servidores municipais.
"Não sabemos quem é esta empresa contratada, mas esperamos que o Sindicato seja chamado para o debate", salientou.
Durante a reunião, ele ressaltou a grave situação financeira do Município e acrescentou que são inúmeros problemas que precisam ser solucionados e dependem de recursos que, por enquanto, não se tem.
Participaram da reunião o vice-presidente do Sindiserv, Rui Miguel da Silva, o secretário-geral, Valderes Fernando Leite e integrantes da Comissão da Campanha Salarial, Paulo Fernando dos Santos Reguly, Carla Gonzaga, Rita Elenice Paz de Faria e Melissa Zorzi Tieppo, além dos secretários de Governo, Grégora Fortuna dos Passos (PTB); de Parcerias Estratégicas e Gestão de Recursos, Maurício Batista; de Recursos Humanos e Logística, Daniela Reis; e o chefe de Gabinete, Cristiano Becker da Silva.
Leia também:
Câmara de Vereadores quer homenagear Jair Bolsonaro com Prêmio Caxias do Sul
Prefeitos de Caxias e Farroupilha definem realização de fórum para tratar de temas regionais
Câmara de Caxias aprova a Plano Plurianual 2022-2025
Carreata contra pedágio em Farroupilha reúne centenas de manifestantes
Lançado edital do Financiarte 2021
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul trimestralidade pagamento trimestralidade Caxias do Sul