Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeitura de Caxias e Sindiserv debatem a Reforma da Previdência | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeitura de Caxias e Sindiserv debatem a Reforma da Previdência | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Faps

Prefeitura de Caxias e Sindiserv debatem a Reforma da Previdência

Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores acumula um déficit estimado de R$ 6,6 bilhões

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Sindiserv/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A direção do Sindiserv e representantes do governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) estiveram reunidos nesta terça-feira (8), para debater as propostas para equacionar o Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores (FAPS) que acumula um déficit estimado de R$ 6,6 bilhões.

Leia mais:
Prefeitura de Caxias detalha propostas para o Fundo de Previdência

O Sindiserv apresentou pelo menos quatro propostas: a criação de um Fundo Garantidor no qual poderia aportar recursos em imóveis do Município para o Faps, a redução de terceirizados, o aumento da alíquota patronal para 28% e segregação de massas. Dessas alternativas, nenhuma alavancou de fato.

Segundo o Sindiserv, o presidente de Samae, Gilberto Meletti (PTB), descartou a proposta de utilizar um percentual da arrecadação ou de imóveis da autarquia.

Para a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, a ampliação da alíquota de participação dos ativos e taxação de aposentados foi descrita como um tipo de 'confisco salarial'.

"Sempre contribuímos com um percentual acima dos trabalhadores da iniciativa privada. A única vantagem para uma pessoa querer ingressar hoje no serviço público seria a aposentadoria e nem isso será mais atrativo, pois a proposta é cobrar inclusive de quem já é aposentado", aponta.

Fim das terceirizações

Segundo a entidade de classe, a contratação de cargos em comissão (CCs), a terceirizações de trabalhadores, especialmente na área da saúde, são fatores que contribuem para agravar a situação do Faps. Atualmente, a administração municipal conta com 1,48 trabalhadores ativos para cada aposentado. O limite saudável seria 3 ativos para cada inativo.

O Sindiserv explica que a soma dos terceirizados na folha de pagamento da Prefeitura contribui para a ampliação do déficit, pois o valor da contribuição que seria para o Faps é enviado ao INSS.

Leia também
Empresa inicia pesquisa em domicílios de Caxias sobre mobilidade
Prefeitura de Caxias tem feriado estendido na próxima semana
Bento Gonçalves ganha centro de inovação para negócios locais
Caxias tem disponível serviço que abre empresas em 10 minutos
Após acordo, funcionários da Visate encerram paralisação em Caxias

Tags:

Recuperação Faps Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Prefeitura de Caxias Sindiserv Reforma da Previdência Caxias do Sul