Interditado desde 2019, objetivo da administração é agilizar a recuperação da estrutura
redacao@serraempauta.com
28.07.2022 - 08h40min
O grupo gestor das parcerias público-privadas decidiu integrar o prédio da sede social do antigo Lanifício Sehbe, em Galópolis, no Programa de Parcerias (PROMP) de Caxias do Sul. A decisão ocorreu na semana passada. O prédio está em um estado bastante precário de conservação e a inclusão no programa é a forma que o Executivo municipal tem para buscar uma solução mais rápida para a recuperação. O Corpo de Bombeiros interditou o prédio devido as más condições da rede de energia elétrica.
Leia mais:
Inicia discussão sobre a revitalização do antigo Lanifício Sehbe, em Caxias
Búrigo pede a recuperação do prédio do antigo Lanifício Sehbe, em Galópolis
"O patrimônio tem sentido a partir do uso dele, além da questão estética, mas quando ele tem vida. E esse é o nosso objetivo, é trabalhar para revitalizar, dar uso e de fato entregar para a comunidade, fortalecendo o turismo e a cultura na região de Galópolis", afirma a secretária de Cultura, Aline Zilli.
O secretário de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista, explica que agora será iniciado um diagnóstico do que precisa ser feito, qual a demanda da comunidade, que também reivindica o uso de uma parte da edificação.
"É um processo que precisamos agora estruturar. Estimo que leve cerca de 12 meses até que passe pelo mesmo processo dos demais, para podermos licitar, por exemplo", finaliza.
O prédio histórico foi inaugurado em 29 de janeiro de 1898. Na época era uma pequena tecelagem que, sem sucesso industrial, foi vendida em 1907, e transformou-se no Lanifício Chaves Irmãos e Cia. Em 1979, a fábrica foi adquirida por outro grupo e passou a se chamar Lanifício Sehbe S/A.
Leia também:
Ex-governador Germano Rigotto desiste de concorrer a deputado federal
Prefeitura de Caxias avalia medidas para área verde no Bom Pastor II
Prêmio Jovem Talento Empreendedor 2022 de Caxias do Sul está com inscrições abertas
CIC de Caxias homenageia Florense, Sapataria Caxiense e Hospital Virvi Ramos
Assinado contrato para adequações no regime de previdência dos servidores públicos de Caxias do Sul
Bruno Brunelli deve deixar Empresa Festa da Uva no dia 31 de julho
Tags: