O valor de R$ 580 mil será destinado para a substituição do telhado e colocação de tapumes no entorno do prédio localizado em Galópolis
redacao@serraempauta.com
08.04.2024 - 13h50min
A comunidade de Galópolis recebeu a boa notícia de que a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio de um acordo judicial, realizará a obra de restauro no prédio da sede social do Lanifício Sehbe. A administração municipal informou a comunidade na última quarta-feira (3).
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
O ajuste decorreu da atuação colaborativa entre a Procuradoria-Geral do Município e a empresa Proserra Engenharia e Construções, no sentido de converter uma indenização devida ao município pela prestação dos serviços no Prédio do Lanifício Sehbe, tudo com apoio técnico do escritório de projetos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp).
O valor de R$ 580 mil será destinado para a substituição do telhado e a colocação de tapumes para preservar a fachada do edifício, que também precisa de reparos em razão da deterioração causada pela ação do tempo.
Com a homologação do acordo judicial e assinatura da ordem de serviço, a referida empresa iniciará os trabalhos com a instalação dos tapumes, na sequência o serviço será realizado no telhado, onde a estrutura de madeira será substituída por uma metálica. Serão colocadas telhas que possuem isolamento acústico e térmico.
A vice-prefeita Paula Ioris expressou sua admiração pela organização e trabalho das comunidades locais, enfatizando a importância da obra. Depois seguiu discursando: "a Diretoria de Projetos da Secretaria de Obras já havia realizado a orçamentação da obra de substituição do telhado e tapume. A partir disso, conseguimos ajustar a sua realização da obra por uma empresa que estava com pendências com o Município. Essa atuação colaborativa permitirá uma intervenção breve no prédio histórico de Galópolis, o que importará em benefício a todas as partes envolvidas."
"Felizmente o Município conseguiu, ciente de novo da importância que tem essa obra, da gente realizar essas intervenções para frear, digamos, ao menos no primeiro momento a deterioração do bem, enquanto a gente não consegue executar a integralidade da obra que está planejada a partir do projeto que foi mobilizado pela própria comunidade", destacou o secretário de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha.
O diretor do Instituto Hércules Galló, Renato Solio, que é morador do Bairro Galópolis, demonstrou em sua fala grande satisfação diante da presença dos representantes da Prefeitura Municipal na reunião, passando informações de uma maneira clara para a comunidade. Salientou que é necessário entender que o que virá pela frente será uma consequência.
Leia mais:
Novos secretários municipais de Caxias do Sul são empossados
Abertas inscrições para turmas do curso de Introdução à Robótica, em Caxias
Setor têxtil da Serra projeta aumento de 10% nas vendas
Agas realiza cursos de capacitação durante convenção em Bento
Caxias do Sul Basquete perde para o Paulistano por 75 a 56
Tags:
Recuperação Prefeitura de Caxias do Sul firma acordo início restauro antigo Lanifício Sehbe Galópólis Caxias do Sul