No último sábado (13), programa Esse Terreno É Meu entregou 31 documentos a moradores do Núcleo Marumbi
redacao@serraempauta.com
15.08.2022 - 14h56min
Com a entrega de 31 certidões de propriedade para moradores da comunidade do núcleo habitacional Marumbi, no sábado (14), a Prefeitura de Caxias do Sul comemorou o primeiro aniversário do programa de regularização fundiária Esse Terreno É Meu, atingindo a marca de 1,8 mil famílias beneficiadas.
Até o momento, são 530 famílias atendidas e outras 1,3 mil com certidões de propriedade já encaminhadas. Nas próximas etapas, a iniciativa da administração municipal deve atender moradores do bairro Centenário, Loteamento Vila Lola e Núcleo Habitacional Floresta II.
"Sabemos da luta de vocês. Eu acompanhei o esforço e a luta de cada comunidade. Isso é o mínimo que nós precisamos fazer para que cada um se sinta digno e acolhido. A regularização fundiária e a educação são nossas marcas, e são significativas, pois representam dignidade e futuro. Valorizem essa conquista. Estamos trabalhando e, em um ano, regularizamos muito mais do que em 40 anos de história na cidade. Vamos nos ajudando e juntos cuidando do Município", declarou o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), durante a cerimônia de entrega dos títulos, no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Basílio Tcacenco.
Segundo estimativa da Secretaria do Urbanismo, atualmente há cerca de 600 áreas irregulares em Caxias, habitadas por aproximadamente 80 mil famílias. Se todas fossem regularizadas, o orçamento local que poderia ser revertido em obras e serviços para a população, por exemplo, ganharia uma injeção da ordem de R$ 113 milhões.
"Esse povo lutou por 22 anos e nunca perdeu a esperança. Eu tenho certeza que quem conhece a história sabe da luta de cada um de vocês e nada mais justo do que fazer essa entrega. A partir deste momento, esse terreno é de vocês, pois vocês trabalharam, lutaram e foram atrás para construir tudo o que vocês possuem hoje. Há 30 anos que Caxias do Sul não regularizava núcleos habitacionais e hoje completamos um ano de projeto, em uma grande união de esforços entre Prefeitura e moradores, que hoje realizam este sonho", discursou o secretário do Urbanismo, João Uez.
A solenidade também contou com as presenças da arquiteta do Urbanismo, Luana Mezzomo, o vereador Gilfredo De Camillis (PSB), do presidente da União das Associações de Bairro (UAB) de Caxias, Valdir Walter, e da diretora da Escola Basílio Tcacenco, Rosimeri Hoffmann.
Em nome dos moradores, quem se manifestou foi Euclides da Costa:
"Tenho companheiros na Prefeitura, a quem eu sempre falava que um dia conseguiríamos, que a gente ia chegar lá, teve 22 anos de espera, mas não desistimos. Todos se empolgaram quando mostrei a notícia do nosso prefeito Adiló", resumiu.
Leia também:
Prefeito de Caxias do Sul demonstra preocupação com paralisação dos servidores
O Canal de Suez e o despachante municipal
FAS organiza seminário sobre masculinidades e paternidades
Comunidade do Reolon e região precisa de mais ônibus, asfalto e melhorias em UBSs
Entidades promovem mobilização regional "Agenda Eleições 2022" em Caxias do Sul
Tags:
Regularização fundiária Núcleo Marumbi, Prefeitura de Caxias entrega 1,8 mil certidões de propriedade período um ano Caxias do Sul