Gerente do Projeto Maesa, Rubia Frizzo, apresentou o relatório dos trabalhos realizados desde fevereiro
redacao@serraempauta.com.br
05.08.2020 - 18h59min
Os integrantes da Comissão Especial de Acompanhamento do Projeto de Uso e Gestão do Complexo Cultural e Turístico Maesa foram empossados na tarde desta quarta-feira (5). Após o ato de posse, a gerente do Projeto Maesa, Rubia Frizzo (PDT), apresentou o relatório dos trabalhos realizados desde fevereiro. Também foi apresentado o projeto de reforma para a transferência da Secretaria do Meio Ambiente.
O projeto foi protocolado junto à Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (DIPPAHC) no dia 5 de junho e, posteriormente, encaminhado para a análise do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) para elaboração de parecer. As obras devem iniciar após o aval do Compach.
Na ocasião, o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina (PTB) enfatizou que é urgente a necessidade de cuidados com a manutenção do prédio. Já o vice-prefeito Elói Frizzo (PSB), lembrou que além do patrimônio edificado, a área de bosque a leste, e o lago e nascente a oeste, vinculam o Complexo Maesa ao arcabouço legal de proteção ambiental adicional no local.
O secretário do Planejamento, Adivandro Rech (PSB) ressaltou que estão em andamento os projetos para a transferência das secretaria da Educação e da Segurança Pública, para proteger o patrimônio e desonerar dos cofres do município dos aluguéis pagos por essas secretarias.
Rubia informou que será dado andamento ao processo de elaboração do edital para a realização de um concurso público nacional de arquitetura e urbanismo, visando à instalação do Mercado Público Municipal de Caxias do Sul. O edital será lançado até o final do semestre.
Plano Diretor
O documento foi aprovado em 2015 e prevê a ocupação por meio da instalação de secretarias municipais, mercado público, museus, biblioteca, sala de cinema, auditório de grandes dimensões, economia criativa, espaço cenotécnico, espaço de inovação e empreendedorismo, museus, memorais e salas de exposições.
Comissão
Integram o grupo representantes das secretarias do Planejamento e a Cultura, Procuradoria Geral do Município, Câmara de Vereadores, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Mobilização por Caxias (Mobi Caxias), União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB), Universidade de Caxias do Sul (UCS), FSG Centro Universitário, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Associação de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Químicos e Geólogos de Caxias do Sul (Seaaq), Movimento Sindical e Conselho Municipal de Política Cultural.
Foto: Fabiana Lucena/Divulgação.
Tags: