No ano passado, o ex-prefeito Daniel Guerra negou a realização do evento no local
andre.tajes@serraempauta.com
20.10.2020 - 16h05min
A Prefeitura de Caxias do Sul confirmou nesta terça-feira (22), a realização da Bênção de Natal na Praça, na Dante Alighieri, promovida pelos Freis Capuchinhos. A organização do evento foi discutida com a presença do vice-prefeito Elói Frizzo (PSB), da chefe de Gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos e com o secretário do Urbanismo, João Uez. Estavam presentes os realizadores da bênção, os freis Jaime Bettega e Alvaro Morés, diretor das rádios Tua Rádio e Mais Nova e o gerente geral das rádios, Eron Voesch.
O evento será realizado no dia 9 de dezembro, das 9h às 19h, junto com a Feira do Livro. Este ano, o tema será "Natal sem fome: quem tem fome, tem pressa". Na ocasião, serão arrecadados alimentos para as entidades assistenciais do município. As caixas ficarão nas tendas junto com os freis.
Devido a pandemia do coronavírus haverá marcação de distanciamento nas filas em cinco tendas dispostas pela praça e ao lado da Catedral. Dois freis ou sacerdotes se revezarão por tenda durante o dia e também manterão o devido distanciamento dos fiéis.
Polêmica
No ano passado, o então prefeito Daniel Guerra (Republicanos), negou a cedência da Praça Dante para a realização da bênção. Inicialmente, o motivo alegado era a realização da Feira do Livro e dos Festejos de Natal. No dia seguinte, com a repercussão negativa, a administração mudou a versão e informou que somente ações do calendário oficial de eventos do município estavam autorizadas até a decisão judicial que proibia a prefeitura de realizar a reforma da Praça.
Com a polêmica, a Câmara de Vereadores respondeu com a aprovação de um projeto de lei que instituiu o evento "Bênção na Praça", aprovado por unanimidade. A matéria foi protocolada pelo vereador Velocino Uez (PTB). Para evitar mais constrangimentos, Guerra sancionou a lei.
Tags:
Executivo Prefeitura freis capuchinhos bênção Praça Dante Alighieri Caxias do Sul