Decreto publicado nesta segunda-feira indica, no entanto, alguns locais e situações em que o equipamento de proteção continua obrigatório
redacao@serraempauta.com
21.03.2022 - 20h17min
O gabinete de crise da Prefeitura de Caxias do Sul deliberou, no início da noite desta segunda-feira (21), por desobrigar o uso de máscaras em ambientes fechados. A medida segue orientação já adotada por outras cidades e um parecer técnico elaborado pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), mas principalmente a situação atual da pandemia em Caxias do Sul, que é de queda de novos casos, de internações e óbitos. O decreto está em vigor desde a noite desta segunda.
O decreto, no entanto, traz indicações de locais e situações em que a máscara continua sendo de uso obrigatório. Incluem-se o transporte coletivo de passageiros, público e privado; os estabelecimentos destinados à prestação de serviço de saúde, públicos e privados; e as instituições de longa permanência de idosos. Também segue obrigatório o uso por pessoas com vulnerabilidade em uso de imunossupressores, realizando tratamento oncológico e com doenças crônicas descompensadas; pessoas com sintomas gripais; e durante a manipulação nas cozinhas e distribuição nos salões de alimentos prontos para o consumo em restaurantes, bares e similares, e aos consumidores em serviço de buffet. Ainda que não conste no decreto, mas por determinação de liminar judicial, segue como obrigatório o uso de máscaras nas escolas de todos os níveis por alunos de seis a 11 anos.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) argumentou que o momento é favorável para a adoção desta medida diante da queda significativa de novos casos, de internações e óbitos.
"Caxias do Sul foi a primeira cidade no Estado a decretar o uso obrigatório de máscaras, em março de 2020. Entendemos que o cenário atual é outro, o que nos permite flexibilizar ainda mais. Mas é importante reforçar que os demais cuidados devem continuar, como a higienização frequente das mãos, o uso de álcool em gel, o distanciamento sempre que possível, a etiqueta respiratória e a ventilação dos ambientes", defendeu.
Leia mais:
"Chegou o momento de flexibilizar o uso da máscara", diz o prefeito de Caxias
O assessor jurídico da Secretaria da Saúde, Mário Tadeucci, destacou que, no auge da variante Omicron, no início de ano, o índice de positividade nos exames chegou a 58%. Atualmente, está em 20%.
"A queda de novos casos tem sido semanal. Hoje, temos perto de 400 pessoas em isolamento. A cidade também tem um dos menores índices de mortalidade pelo vírus do Brasil", indicou.
A representante da Associação Médica de Caxias do Sul, a doutora Dilma Tessari, entende como adequada a retirada gradual das restrições e a difusão de campanhas orientativas sobre os cuidados neste novo momento. Aproveitou para recordar que o início da pandemia foi assustador pelo desconhecimento total que havia e pela forma como os pacientes eram atingidos pelo vírus.
"Foi algo assustador, muito grave. Mas o momento agora é de felicidade", definiu, informando que na noite de segunda a enfermaria do hospital da Unimed dedicada a covid-19 não tinha nenhum paciente internado.
Adiló ponderou, no entanto, que a população precisa ser mais colaborativa com a vacinação, pois Caxias do Sul ainda tem em torno de 20% de pessoas não vacinadas, ao contrário de outras cidades, como Porto Alegre, onde o índice chega aos 90%.
"Sei que será difícil convencer este pessoal, que se posiciona contra a vacina. Mas cabe a cada um que está vacinado sensibilizar quem ainda não se imunizou sobre a importância da medida e seus benefícios coletivos", referiu.
O chefe do Executivo municipal ainda deixou claro que, em havendo uma reversão na curva atual da pandemia, a obrigatoriedade do uso da máscara não está descartado.
"Teremos avaliações sistemáticas e periódicas para acompanhar a evolução da doença. A chegada de temperaturas mais baixas pode nos criar transtornos", alertou.
Leia também:
Prefeitura de Farroupilha libera o uso de máscaras em ambientes fechados
Prefeito de Caxias prevê uma despesa extra de R$ 45 milhões para ações da administração em 2022
Prefeitura de Caxias do Sul abre concurso público para 13 cargos
Projeto Arte na Quebrada abre inscrições para oficinas artísticas em Caxias
Samae promove atividades alusivas ao Dia Mundial da Água
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias decreto desobriga uso máscaras ambientes fechados Caxias do Sul