Administração irá formalizar permuta e locação com proprietário do lote
redacao@serraempauta.com
27.05.2022 - 15h32min
O Parque Municipal de Proteção Animal será instalado em uma área localizada na Linha Luciana Colônia Sertorina, área rural de Caxias do Sul. O secretário do Meio Ambiente, João Martins Ozório, anunciou o local na manhã desta sexta-feira (27), durante coletiva de imprensa realizada no salão nobre da Prefeitura. A área fica localizada a cerca de 1km da Estação de Tratamento de Esgoto Samuara.
Leia mais:
Definida três áreas para consulta pública sobre instalação do Parque de Proteção Animal em Caxias
Prefeito de Caxias mantém Segunda Légua como área mais adequada para Parque de Proteção Animal
Com o anúncio, a administração do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) resolve o conflito com os moradores de Loreto, São Valentim e São Virgílio da 2ª Légua, contrários a instalação do Parque na região.
No final de março, o Executivo definiu três áreas como alternativa para a construção do Parque de Proteção Animal: São Virgílio da 2ª Légua, São Victor e Corona e São Victor Cohab. O resultado da consulta pública foi apresentado durante a coletiva pela diretora-geral da Semma, Luzia Ester Santos Oss, que explicou que a nova área não foi incluída na consulta por que os técnicos não haviam vistoriado o terreno.
A definição do local deverá ser concretizada por meio de projeto de lei que pedirá autorização da Câmara de Vereadores para uma permuta entre o Executivo municipal, que cederá um terreno no Bairro Santa Lúcia, de 2 hectares com o proprietário da área de terras que mede 50 hectares.
Após a aprovação do Legislativo, a equipe técnica da Secretaria do Meio Ambinete irá realizar o projeto executivo para a construção do novo canil com baias individuais e coletivas de diversos tamanhos, áreas de internação e materinidade, além de área administrativa. Também serão construídas baias para animais domésticos de grandes porte como eqüinos e bovinos.
A administração municipal também negociou com o mesmo proprietário da área de terras a locação de um lote de 10 hectares para a construção do Parque. O valor do aluguel ainda não está definido. A Prefeitura tem a preferência para a compra do terreno.
"A área foi escolhida tecnicamente. Não foi o secretário ou o prefeito que escolheu a área. Foi a equipe técnica. É uma área escolhida a dedo", comentou o titular da Semma.
Adiló ressaltou que as respostas da consulta pública subsidiaram a escolha da área escolhida.
"Estamos nos aproximando de um projeto que possivelmente se consiga não só a área como a construção do canil sem desembolso de recursos do Município", destacou o prefeito.
Leia também:
Semma abre canal de diálogo direto com presidentes de bairros de Caxias
Tholl apresenta espetáculo Circo na UCS, em Caxias do Sul
ARTIGO: O populismo das emendas impositivas
FOTOS: Romaria de Caravaggio, em Farroupilha, reuniu 65 mil pessoas no primeiro dia de homenagem
Lula cumpre agenda de dois dias em Porto Alegre
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias Parque de Proteção Animal Linha Luciana Comunidade Sertorina permuta canil locação parque Caxias do Sul