Comissão coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente realizou cinco reuniões desde março
redacao@serraempauta.com
08.09.2023 - 14h58min
Um assunto que há cerca de 40 anos é discutido em Caxias do Sul terá definição em breve por meio do encaminhamento de nova legislação proposta pelo Executivo municipal. Nos últimos meses foram realizados cinco encontros com integrantes da Comissão Técnico-Administrativa, que é coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), para definir a gestão de concessão do serviço funerário e sua fiscalização no Município.
Em 2021 houve avanço com a reformulação da lei pertinente. Alguns encontros foram realizados no ano passado e, desde março, explica o secretário do Meio Ambiente, João Uez, são coletados documentos que vão balizar a abertura da licitação.
"Finalizamos nesta semana as minutas do decreto e do Termo de Referência que serão apresentados ao prefeito Adiló Didomenico. Encerradas essas etapas, o próximo passo será o encaminhamento do processo licitatório", complementa Uez.
A licitação conterá critérios para a prestação dos serviços. A outorga prevista é de 10 anos, prorrogáveis por igual período, sendo que algumas definições são discutidas para elaboração do decreto. A Comissão Técnico-Administrativa é responsável também pelo tabelamento de valores e requisitos dos padrões de serviço básico e especial para sepultamentos e discussão das políticas do serviço funerário.
Além da Semma, integram o grupo de trabalho as secretarias da Saúde, do Planejamento, da Receita e do Urbanismo; além do Procon, da Fundação de Assistência Social (FAS), da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Funerários do Estado.
Leia mais:
Prefeitura apresenta plataforma com dados e indicadores de Caxias
Acordo define reajuste de 4% para comerciários de Caxias e região
Balanço contabiliza 41 mortes após chuvas e enchentes no RS
CPI da Saúde de Caxias do Sul convoca presidente do Sindisaúde
BR-470 recebe recuperação do pavimento entre Bento e Carlos Barbosa
Tags:
Nova legislação Prefeitura de Caxias do Sul conclui minuta decreto serviços funerários Caxias do Sul