Prefeito Adiló Didomenico reiterou pedido de comodato de sete dos 64 hectares do Centro de Pesquisa Celeste Gobbato
redacao@serraempauta.com
02.06.2021 - 18h36min
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), e o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, estiveram nesta quarta-feira (2), na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, para solicitar a conclusão do comodato de uma área do Centro de Pesquisa Celeste Gobbato (antiga Fepagro), em Fazenda Souza, distrito de Caxias do Sul.
Desde o ano passado, o Executivo municipal iniciou um processo solicitando que sete dos 64 hectares da área sejam cedidos pelo Estado, por um período de 120 meses. Em contrapartida, o Município assumirá o compromisso de realizar a manutenção da área, a instalação de água, energia elétrica e internet, além de realizar pesquisas, dias de campo, e o Horti Serra Gaúcha.
"Queremos resolver o assunto logo, porque temos o objetivo de realizar o Horti Serra do ano que vem já nessa área. E a preparação no solo demanda tempo", explicou o prefeito.
A secretária Silvana Covatti garantiu que agilizará os trâmites que faltam. O processo deverá ainda ser encaminhado à Secretaria do Planejamento do Estado.
"Estou com vocês. Não podemos deixar uma área importante ociosa, que pode ser muito melhor aproveitada", garantiu.
O secretário Rudimar Menegotto reforçou que, futuramente, a intenção é realizar outros projetos para a área, como um dia no campo e atividades da Escola Agrícola.
Participaram da reunião o deputado estadual Neri, o Carteiro (Solidariedade) e o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri.
Demanda dos mercados
Adiló prefeito também apresentou demanda recebida do Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul referente ao fracionamento de carnes nos açougues. A equipe da Secretaria informou que o tema é tratado no âmbito pasta da Saúde, mas que auxiliará no encaminhamento.
Leia também:
Vereador do PDT, de Caxias, questiona ajustes no plano de ocupação da Maesa
Prefeito de Caxias reconsidera suspensão de nomeação de CC
Caxias do Sul registra 1.003 mortes por complicações do coronavírus
Primeira etapa da reestruturação da Via Gastronômica, de Bento, custará mais de R$ 2,5 milhões
Ex-vice-prefeito de Caxias assume CC na Assembleia Legislativa
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias comodato Centro de Pesquisa Celeste Gobbato Fepagro Fazenda Souza Caxias do Sul