BNDES inicia a preparação do projeto que prevê a construção e manutenção de 35 novas escolas
redacao@serraempauta.com
08.12.2022 - 18h01min
O BNDES inicia em janeiro a estruturação da PPP de Educação Infantil para a construção e manutenção de 35 novas escolas em Caxias do Sul. A previsão de investimento é de R$ 150 milhões. O contrato foi assinado nesta quinta-feira (8), durante solenidade no Centro Administrativo. O objetivo é atender a demanda reprimida de alunos de zero a cinco anos.
O escopo é a realização de uma PPP para resolver a infraestrutura, com a construção de até 32 escolas para atender a demanda reprimida de educação infantil e também a reconstrução de três escolas que estão em estado de infraestrutura muito precária, totalizando 35 operações.
"É o projeto mais estruturante que temos nas parcerias, porque atua na base, que é a Educação Infantil. Vamos resolver uma questão importante, porque os professores e diretores vão deixar de ter que se preocupar com a manutenção e conservação diária, para poder se dedicar à parte pedagógica", explica o secretário do Escritório de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista.
Ele ressalta que todas as questões pedagógicas permanecem com o Município. O parceiro cuidaria de construção, operação, manutenção, limpeza, vigilância, etc.
A demanda de vagas para educação infantil é um tema recorrente há anos no Município. Mesmo tendo 13 escolas locadas e 35 próprias, além das quase 5 mil vagas compradas em escolas privadas, ainda há uma fila de outras 5 mil crianças, aproximadamente, e que aumenta a cada ano.
"A falta de vagas é uma demanda que cresce e nos deixa angustiados. A concretização dessa PPP será uma vitrine para o BNDES e para Caxias. Esse é um projeto sem volta. Vamos buscar parcerias público-privadas em tudo que o poder público não tiver recursos, ou que for muito demorado. Vamos buscar parcerias sérias e idôneas, como as do BNDES", assegurou o prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
Para a secretária Sandra Negrini, o caráter técnico do secretariado, tem trazido importantes soluções para o governo, como a possibilidade de uma PPP para resolver o problema das escolas. O sistema tradicional, via licitação pelo menor preço, tem deixado problemas, como obras inacabadas ou de baixa qualidade.
"A modernidade, a contemporaneidade, tem nos mostrado que temos que pensar fora da caixa e buscar alternativas novas e inovadoras. O poder público não tem que arcar com tudo. Nós precisamos buscar a solução e fazer a entrega".
O superintendente de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES, Ricardo Rodrigues, e membros de sua equipe, participaram da assinatura de forma on-line.
"Temos projetos semelhantes em São Paulo e Recife. Nesta última, vamos dobrar a capacidade de vagas. É um processo estruturante e transformador, pelo público que se beneficia, que são as crianças pequenas. A previsão é de um investimento de R$ 150 milhões (na implantação) em Caxias", revelou o superintendente.
Cronograma
:: Contratação do BNDES: dezembro de 2022
:: Elaboração dos estudos: de janeiro a novembro de 2023Lei autorizativa: dezembro de 2023
:: Consulta Pública: janeiro de 2024
:: Lançamento do edital: maio de 2024
:: Leilão: agosto de 2024
:: Assinatura do contrato: setembro de 2024
Leia também:
Prefeitura de Caxias protocola criação do Fundo dos Direitos da Mulher
Vale dos Vinhedos, em Bento, leva o Natal para dentro dos parreirais
Cooperativas de recicladores de Caxias recebem kits de equipamentos
Cisga contrata estudo de PPP de resíduos para municípios da Serra
Gibi valoriza história da Escola Américo Ribeiro Mendes, em Caxias
Tags:
Infraestrutura Prefeitura de Caxias BNDES contrato estruturação PPP Educação Infantil Caxias do Sl