Projeto busca acolher jovens em famílias por determinado tempo
redacao@serraempauta.com
12.04.2022 - 20h43min
A vice-prefeita de Caxias, Paula Ioris (PSDB), apresentou, nesta terça-feira (12), o programa Família Acolhedora para um grupo de lideranças femininas do Município. O objetivo é divulgar a iniciativa, que vem ganhando espaço pelo país, com diversas cidades aumentando o número de abrigamentos de jovens. Estavam presentes na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Katiane Boschetti, e a coordenadora do programa, Ingrid Bays.
Leia mais:
FAS busca famílias para oferecer lar temporário em Caxias do Sul
Segundo Katiane, com o aumento de atendimentos envolvendo crianças e adolescente que precisaram de acolhimento durante a pandemia, os abrigos excederam a capacidade.
Como alternativa, a FAS promove o programa Família Acolhedora para habilitar pessoas interessadas em acolher um ou mais jovens entre zero a 18 anos. É acolhido quem esteja temporariamente afastado da família de origem, por um período de até 18 meses, quando poderá ter a reinserção, ou em caso de impossibilidade, seguir para adoção.
Interessados podem entrar em contato com o serviço para iniciar o processo de habilitação, que inclui análise documental, visitas domiciliares e entrevistas. Uma equipe técnica e coordenativa formada por assistente social e psicóloga acompanha o período de acolhimento. A família acolhedora recebe subsídio de um salário-mínimo.
Para estar capacitada a ser uma família acolhedora não é necessário estar casado ou namorando, mas precisa residir no Município há, pelo menos, dois anos; não estar cadastrada no Sistema Nacional de Adoção; ter acima de 21 anos; não possuir antecedentes criminais, comprometimento psiquiátrico e dependência alcoólica ou substâncias psicoativas; possuir um membro da família com renda comprovada; permitir visitas técnicas em sua residência; ter disponibilidade de tempo, tanto no cuidado da criança, quanto para a equipe de serviços; e comprometer-se em exercer a função de proteção durante o acolhimento.
Leia também:
Caxias confirma mais um caso de dengue autóctone
Rose Frigeri retorna pela quinta oportunidade à Câmara de Caxias do Sul
Tatiane Frizzo realiza mapeamento técnico de roteiro de cicloturismo em Forqueta, no interior de Caxias
Prefeitura de Caxias alerta sobre necessidade de medidas severas para recuperar a previdência dos servidores
Moro diz que é pré-candidato à presidência e defende reformas administrativa e tributária na CIC de Caxias
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias FAS Fundação de Assistência Social Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora lar temporário Paula Ioris Caxias do Sul