As estratégias são a realização de uma concessão ou o reparo emergencial do telhado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta
redacao@serraempauta.com
19.08.2022 - 15h39min
A Prefeitura de Caxias do Sul apresentou duas alternativas para a recuperação do prédio do antigo Lanifício Sehbe. Na quarta-feira (17), o secretário de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista, e o coordenador de Relações Comunitárias, José Reovaldo Oltramari, estiveram reunidos com representantes da Associação de Moradores de Galópolis para tratar do assunto.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias do Sul inclui prédio do antigo Lanifício Sehbe na carteira de projetos das PPPs
A primeira, é a estruturação de uma concessão, com a busca de um parceiro que invista no prédio e explore economicamente de alguma forma. Neste modelo, é possível manter uma parte da estrutura para uso dos moradores, como é vontade da Associação, além de ter a contribuição do grupo para que tipo de empreendimento poderá ser instalado ou não.
"A contribuição de vocês é fundamental para que tenhamos empreendimentos que façam sentido para a comunidade. Galópolis tem se tornado um roteiro turístico, e é importante que os investimentos façam sentido juntos", argumentou o secretário.
Embora a concessão seja uma solução mais consistente e para longo prazo, do início do diagnóstico, que já iniciou, até a publicação do edital, é necessário seguir trâmites legais que devem levar cerca de um ano.
Batista apresentou uma segunda estratégia de intervenção no prédio, de curto prazo, para desacelerar a deterioração do prédio.
"Uma pessoa nos procurou interessada em ajudar com a doação do projeto para recuperação do telhado, que é a medida mais urgente. De posse do projeto, poderemos utilizar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Município para o custeio dessa reforma. Isso seria realizado de forma mais rápida".
Ficou definido que a comunidade irá contribuir com sugestões para a concessão e um novo encontro será agendado entre Município e Associação para dar andamento ao assunto.
Recentemente, o prédio foi incluído no Programa de Parcerias (PROMP) de Caxias. A edificação está em um estado bastante precário de conservação, com problemas no telhado e outras áreas, e o Município não tem recursos próprios para investir em uma reforma.
"A inclusão no programa é a forma que o Executivo municipal tem para buscar uma solução mais rápida para a recuperação", comentou.
Leia também:
Prefeitura de Caxias busca alternativas para viabilizar revitalização do Largo da Estação Férrea
Prefeitura de Caxias e Sindiserv negociam pagamento de 2% da reposição da inflação em setembro
Novo prazo para entrega do túnel de acesso ao Bairro São João, em Bento Gonçalves
FAS amplia 26 novas vagas para crianças e adolescentes nas casas-lares em Caxias do Sul
Comitiva de Caxias conhece PPP de iluminação pública de Sapucaia do Sul
Tags:
Prefeitura de Caxias alternativas recuperação Lanifício Sehbe Caxias do Sul