Estado e o Município vão em busca de recursos para execução das obras
redacao@serraempauta.com
23.02.2023 - 11h42min
Uma comitiva liderada pela vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris (PSDB), esteve na semana passada reunida com o diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, em Porto Alegre, para tratar de obras consideradas urgentes pela administração municipal.
Os dois principais gargalos em termos de segurança viária e riscos de acidentes são as intersecções da RS-453 (Rota do Sol) com a Avenida Atílio Andreazza, e com a Rua General Alexandre Simões dos Reis, conhecida como Travessão Leopoldina.
Para melhorar a mobilidade e a segurança viária nas duas áreas, o Município tem projetos básicos iniciados, que foram apresentados na reunião. O material foi entregue para que a empresa contratada pelo Daer complemente os projetos. O Estado e o Município vão em busca de recursos para execução das obras.
"Essa segunda intersecção é o acesso ao Bairro Serrano, e é hoje um dos pontos de maior risco de acidentes graves na cidade", alertou o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior.
O governo municipal reivindicou também uma maior frequência na roçada dos canteiros e áreas de domínio da RS-453, entre o Viaduto Torto e a Rua Cremona, trecho de responsabilidade do Estado. Uma alternativa considerada na reunião foi a municipalização do trecho. No entanto, a condição seria que o Estado implementasse as obras necessárias, como por exemplo o acesso secundário ao Bairro Desvio Rizzo.
Com a municipalização deste trecho rodoviário, que apresenta cinco quilômetros, o Município assumiria a manutenção e poderia atuar no paisagismo ou outras qualificações urbanísticas. Esses tipos de ações não são de competência do Daer, que atua em manutenção e roçadas para resolver problemas de visibilidade e trafegabilidade.
"Mais do que ter uma roçada em dia, a entrada da cidade merece e deve estar bonita, ter um paisagismo compatível com o acesso ao centro da cidade", explica a vice-prefeita.
Se o trecho for municipalizado, também poderá entrar nos programas de adoção de áreas da cidade.
Faustino disse que com a concessão de diversos trechos de rodovias estaduais, o Daer poderá dar mais atenção a outras áreas, e Caxias é uma das prioridades.
"Na Serra, em termos de manutenção, nossos dois pontos prioritários são o trecho entre Caxias e Lajeado Grande, e o acesso a Caxias", indicou.
Acessos ao Aeroporto de Vila Oliva
Na segunda metade da reunião, o secretário estadual de Logística e Tranportes, Juvir Costella (MDB) esteve presente para tratar dos acessos do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva. A pauta foi uma demanda do governador Eduardo Leite (PSDB).
"O governador quer saber como o Estado pode auxiliar para que essa etapa avance", resumiu.
Há três obras necessárias sobre as quais o Município e o Estado já vêm negociando. A primeiro é um trecho que liga São Marcos à Vila Seca, a segunda é o acesso de Fazenda Souza na Rota do Sol ao aeroporto, e a terceira é a estrada que liga o aeroporto a Gramado. Nesta última também é necessária, além de pavimentação, a construção de uma ponte sobre o Rio Caí.
Nos próximos dias, será realizada uma reunião com os prefeitos de Caxias e Gramado, Adiló Didomenico (PSDB) e Nestor Tissot (PP), respectivamente, e representantes do Daer, para avançar com as negociações, possivelmente na forma de convênio entre municípios e o Estado, para que as obras sejam executadas.
A secretária de Planejamento, Margarete Tomazini Bender também participou da reunião de trabalho.
Leia mais:
Prefeito de Caxias confirma mais cinco mudanças no secretariado
Diocese de Caxias do Sul realiza o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023
Museu do Comércio estará aberto durante a Festa das Colheitas, em Caxias
Com aumento de sócios, Microempa vai construir novo prédio em Caxias
Após férias escolares, Visate retoma tabela de horários em Caxias
Tags:
Segurança viária Prefeitura de Caxias apresenta Daer locais riscos acidentes RS-453 Rota do Sol Caxias do Sul