Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeitura de Caxias anuncia edital para ocupação da Maesa em março | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeitura de Caxias anuncia edital para ocupação da Maesa em março | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Executivo

Prefeitura de Caxias anuncia edital para ocupação da Maesa em março

Administração apresentou a segunda etapa de estudo do plano geral para a Comissão de Acompanhamento nesta terça-feira

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Daniel Corrêa/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Prefeitura de Caxias do Sul prepara o lançamento de um edital para apresentação de projetos de interesse para viabilidade da ocupação da Maesa para março. A informação foi anunciada nesta terça-feira (22), pelo secretário de Gestão e Finanças, Maurício Batista, durante a primeira reunião do ano da Comissão Especial de Acompanhamento do Projeto de Uso e Gestão do Complexo Cultural e Turístico Maesa.

Batista disse que a decisão foi tomada após a manifestação do BNDES de que não poderá auxiliar na formatação de um projeto de parceria público-privada (PPP).

"Será um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) em que grupos poderão se inscrever para a proposição de estudos da ocupação, contemplando o restauro, exploração, operação, manutenção e conservação. Dentre eles, mercado público, restaurante, museu e outros. O objetivo é enxergar a ocupação como um todo e esperamos lançar o edital em março", sinalizou.

Os projetos apresentados serão posteriormente avaliados pela Prefeitura e, os aderentes ao interesse público, apresentados à comissão.

A vice-prefeita Paula Ioris (PSDB) conduziu o encontro, realizado presencialmente, que teve as presenças de representantes das 20 entidades que compõem a comissão, além dos secretários da Cultura, Aline Zilli; de Planejamento, Margarete Bender; e do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Elvio Gianni (PSDB). Estiveram presentes também o vereador Rafael Bueno, que preside a Frente Parlamentar "A Maesa é Nossa" da Câmara de Caxias, e o presidente da União das Associações de Bairros, Valdir Walter.

Na reunião, os técnicos da Secretaria do Planejamento detalharam a segunda etapa do estudo do escritório de arquitetura Vazquez, vencedor da licitação para elaboração do Plano Geral do conjunto edificado da Maesa. Os integrantes da comissão foram informados que o estudo já recebeu aprovação por parte do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compach).

De acordo com a vice-prefeita, as diretrizes definem indicações para zoneamento, uso e intervenções necessárias, servindo de base para os estudos que virão na sequência. Ela ainda destacou sobre a cautela de encaminhar os melhores projetos referentes ao complexo.

"Um local como esse exige um tempo de planejamento bem calculado. Temos que cumprir com o interesse de utilizar a Maesa como um vetor de ações culturais, turísticas e econômicas, mas sustentável, respeitando e preservando a história do complexo", reforçou.

Paula também ressaltou a importância de cada vez mais a comissão estar sintonia e com informações alinhadas para ser canal de comunicação a todos.

"Precisamos ter a compreensão da comunidade deste momento para que ocupação seja bem planejada. É uma situação complexa, um prédio histórico que precisa de intervenções, algumas delas urgentes, razão para que sejam feitos esforços no sentido de buscar, senão o consenso, o mais próximo disso para que o resultado final da ocupação efetivamente beneficie toda a comunidade", convocou.

Audiência pública

Bueno anunciou que será realizada uma audiência pública, na segunda quinzena de março, para debater o tema, no Legislativo, atendendo uma solicitação da UAB.

O pedetista ressaltou a importância de preservar a história da Maesa e respeitar as entidades que agiram para que o tombamento se tornasse realidade. Também pediu que o Município busque ações para que os caxienses passem a estar na Maesa como forma de buscar o pertencimento.

Leia também:
Prefeito e presidente da Câmara garantem R$ 2,3 milhões em emendas para Flores da Cunha
Fiesporte tem 55 interessados para realização de projetos em 2022
Divulgada programação da Festa de Santo Antônio, de Bento Gonçalves
Cetec Fundamental será inaugurado nesta quarta-feira
Festa da Uva 2022 adota o conceito pet friendly

Tags:

Executivo Prefeitura de Caxias do Sul edital março ocupação Maesa Caxias do Sul