Administração busca prédio no Centro para abrigar e capacitar vendedores ambulantes até setembro
redacao@serraempauta.com
03.06.2024 - 15h54min
O espaço para a implementação do Centro de Capacitação e Comércio de Caxias do Sul, deve estar disponível no mês de setembro. O espaço terá uma estrutura para atender comerciantes, ofertando oportunidades e estratégias para geração de renda, pelo período de quatro anos. O anúncio ocorreu na manhã desta segunda-feira (3).
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
A administração municipal vai publicar nos próximos dias um edital de chamamento público para a seleção do local para o Centro de Capacitação e Comércio. Deve ser um imóvel situado no interior do quadrilátero constituído pelas vias Cel. Flores, Rua Bento Gonçalves, Alfredo Chaves e Os 18 do Forte. O valor máximo a ser pago pelo Município é de cerca de R$ 45 mil por mês.
Ao final dos primeiros quatro anos, a estimativa é de que sejam capacitadas cerca de 2,4 mil pessoas e de que dois terços do aluguel do espaço já esteja sendo pago pelos microempreendedores que estarão em atividade no local. Já o Município ficará encarregado do valor correspondente às áreas de capacitações.
O projeto será encaminhado ainda nessa semana para a Câmara de Vereadores e, após aprovado, será realizado um chamamento de credenciamento para os ambulantes que já haviam se credenciado em 2022, no Organiza Caxias.
Segundo o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), esse é um trabalho realizado a muitas mãos, pelas secretarias do Urbanismo, do Desenvolvimento Econômico e Inovação, junto ao Escritório de Parcerias Estratégicas, do gabinete, da Procuradoria e do Município como um todo.
"Sabemos que existe um problema público e social que é a prática do comércio nas áreas de passeio público no centro de Caxias e o Município buscou, junto à sociedade, a apresentação de soluções para essa questão. O Centro de Capacitação e Comércio vem para consolidar e articular políticas públicas já existentes no Município", afirma.
Matheus Neres da Rocha, secretário de Parcerias Estratégicas, explicou que essas atividades articuladas são baseadas em quatro eixos: formalização (atividade já exercida na Sala do Empreendedor); capacitação (potencializando o Capacita Caxias); inclusão produtiva (fomento da prática do comércio regular e formal); fiscalização do comércio no Município, impedindo novas ocupações nas vias de passeio públicas.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômic, Jorge Catusso, aproveitou o momento para destacar que esse não é um projeto de comércio ambulante e nem um comércio popular.
Segundo ele, esse imóvel vai sediar uma sala de corte e costura e modelagem, para o Banco do Vestuário, uma sala de capacitação e espaços para as bancas, para a prática do comércio formal e regular.
Conforme Rodrigo Lazzarotto, diretor de fiscalização da Secretaria do Urbanismo, essa possibilidade da implementação do Centro de Capacitação e Comércio foi levada às lideranças dos ambulantes e eles receberam de forma positiva.
"Construímos uma parceria bem sólida com eles que, inclusive, estão ansiosos para fazer essa migração. Estamos preparados para fazer com que eles entendam que essa é a melhor solução e estamos felizes com o resultado que está ganhando forma", afirma.
O secretário de Urbanismo, Giovani Fontana, salientou que, depois do Centro em operação, a pasta já está articulada para coibir futuras instalações de ambulantes no passeio público.
Leia mais:
Governo lança plano para reconstrução de rodovias e pontes afetadas pela chuva
Colégio Madre Imilda, de Caxias, conquista premiação nacional
Duas chapas disputam comando do Sindicato dos Servidores de Caxias do Sul
Hugo Cantergiani terá voo direto de Caxias do Sul para o Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul recebe ajuda humanitária enviada pelo Governo italiano
Tags:
Chamamento público Prefeitura de Caxias do Sul anuncia implementação Centro de Capacitação e Comércio vendedores ambulantes Caxias do Sul