Nesta terça-feira, 91 servidores da saúde estavam afastados devido à doença ou tiveram contato com caso positivo
andre.tajes@serraempauta.com
11.01.2022 - 19h52min
A Prefeitura de Caxias do Sul anunciou nesta terça-feira (11) uma série de medidas para reduzir o contágio da variante ômicron da covid-19. As novas regras estão baseadas no aumento da média móvel de infecção na cidade. De 26 de dezembro do ano passado a 8 de janeiro, a média móvel aumentou 871,4% comparada aos 15 dias anteriores. Nos primeiros 10 dias do ano, o crescimento do número de contaminados é de quase 1,7 mil casos.
Outro dado que tem impacto é o número de servidores da área da saúde afastados devido à doença. Na sexta (7), a Secretaria da Saúde informou que 50 servidores estavam afastados por covid-19 ou contato com caso positivo. Até as 17h30min desta terça, o número tinha aumentado para 91 servidores.
Para evitar o colapso do atendimento básico realizado nas unidades básicas de saúde, o diretor executivo da Secretaria da Saúde, o médico Dino de Lorenzi, apresentou as providências que serão tomadas na tentativa de diminuir o número de casos positivos da doença. As ações prioritárias da Secretaria da Saúde são a testagem e a vacinação da população. Além disso, a pasta vai realizar o monitoramento do número de profissionais da saúde afastados e o redimensionamento os serviços de acordo com a prioridade e a vulnerabilidade da população – como a fechamento temporário de UBSs devido a carência de profissionais da saúde.
"Em 15 dias vamos ter uma noção bem boa da situação. Ou temos uma estabilização ou uma aceleração. Depende dos cuidados que a gente tiver", comentou o diretor executivo da pasta.
Segundo o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), a velocidade da multiplicação do número de casos da nova variante é surpreendente.
"É algo que nos assusta. O grande problema nosso é a estrutura do sistema de saúde para o atendimento das pessoas. Corre o risco, se nós não conseguir mudar esse curva, até de colapso no atendimento da população em algumas unidades de saúde. (...) Nunca tivemos um número de afastamento de servidores tão grande", ressaltou Adiló, que não afastou a possibilidade de publicar um decreto com medidas restritivas, caso aconteça o aumento do número de casos.
Adiló fez um apelo para que a população retome os cuidados com o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social.
"Estamos em um momento bem delicado. Tem muito a ver com o afrouxamento da população com o que a gente viu no litoral. Temos que aprender que quando os vizinhos começam a dar sinal de alarme temos que tomar nossas precauções".
O prefeito descartou o cancelamento da Festa da Uva e diz que a organização conta com o auxílio do Sebrae, que elaborou o protocolo sanitário adotado pela Mercopar.
"A gente está fazendo tudo isso para preservar esses eventos", disse Adiló.
UBSs fechadas
Com o afastamento de 91 profissionais da saúde, de quarta a sexta-feira (12 a 14/01), as São Victor Cohab, Vila Oliva e Sagrada Família, além da Villa Lobos (fechada desde o meio-dia de terça-feira), permanecerão fechadas por falta de equipe para manter os atendimentos. Os usuários da UBS São Victor Cohab devem buscar atendimento nas unidades Cruzeiro, Bela Vista e Planalto; da UBS Vila Oliva, deverão se dirigir à UBS Fazenda Souza; da UBS Sagrada Família às UBSs Madureira, Centro de Saúde e São Vicente; e da UBS Villa Lobos às UBSs Galópolis, São Caetano e São Leopoldo.
Na sexta, a Secretaria da Saúde reavaliará o quadro de servidores para reabrir as unidades com a maior brevidade possível.
Leia também:
Prefeito de Flores da Cunha detalha proposta de reestruturação administrativa
Eduardo Leite confirma presença na abertura da 33ª Festa da Uva
ARTIGO Reencontro com a vida legislativa
Farroupilha decreta situação de emergência devido à estiagem
Festa da Uva vai divulgar evento no litoral neste fim de semana
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul covid-19 coronavírus medidas contágio Secretaria da Saúde Caxias do Sul