Governo Adiló Didomenico mostrou ainda um estudo de uma elevada no acesso a Ana Rech
redacao@serraempauta.com
07.03.2022 - 15h20min
A Prefeitura de Caxias do Sul retomou as discussões sobre a construção de um viaduto no entroncamento da Avenida Ruben Bento Alves, na Perimetral Norte, com a BR-116. Além disso, apresentou um estudo para a construção de uma elevada sobre a rodovia federal no entroncamento com Ana Rech.
Na última quinta-feira (3), o prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris, ambos do PSDB, a secretária de Planejamento, Margarete Bender, e os secretários de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring; e de Gestão e Finanças, Maurício Batista, apresentaram o projeto executivo para os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (Dnit), no Centro Administrativo.
Para a administração municipal, a obra do viaduto é considerada uma necessidade devido ao grande fluxo de veículos no local e os problemas de transposição da rodovia. A ideia do Governo Adiló é viabilizar uma parceria com recursos federais e municipais para qualificar a mobilidade e melhorar as condições de segurança viária.
"É um dos pontos críticos com maior destaque. Temos um conjunto semafórico no local que vem comportando muitos veículos e o viaduto auxiliaria na fluidez do tráfego, gerando mais segurança a todos que ali se deslocam", explicou Margarete.
A secretária do Planejamento adiantou que o custo do complexo viário de aproximadamente R$ 50 milhões.
Segundo o superintendente do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva, o departamento agora prepara uma observação de ponto crítico para avançar na proposta com o Poder Público.
"Vamos avaliar toda a questão de tráfego para ver se a pendência se enquadra na atuação do departamento. A partir disso, estudaremos para conseguir absorver os dados da Prefeitura e viabilizar o projeto do viaduto", explicou.
Adiló destacou a importância da ação em conjunto com o departamento federal e falou sobre o avanço da intervenção.
"A Prefeitura agora trabalha para dar andamento nisso. São pontos críticos e vamos viabilizar as solicitações do Dnit para concluir esses processos", disse.
O projeto executivo do viaduto da Perimetral Noirte já havia sido encaminhado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) durante o governo do então prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT).
Outras obras
Na oportunidade, também foram apresentados outros dois projetos de intervenção nos entroncamentos da BR-116 com as ruas Pedro Olavo Hoffmann e João Orestes Faoro.
Segundo Margarete, estes projetos já possuem material técnico para sustentar uma análise preliminar do Dnit.
Leia também:
ONG Construindo Igualdade abre nova turma de auxiliar de cabeleireiro
Ano letivo do Grupo Uniftec inicia nesta segunda-feira, com aulas presenciais
Fazenda Souza é campeã dos Jogos Coloniais da Festa da Uva 2022
A gente entregou um belo espetáculo, diz presidente da Festa da Uva 2022
Festa da Uva 2022 chega ao fim neste domingo
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul Dnit projeto executivo viaduto Perimetral Norte elevada acesso Ana Rech Caxias do Sul