Fedoca apresentou novo traçado entre as cidades com o objetivo de reduzir o investimento com a construção de uma nova ponte
andre.tajes@serraempauta.com
06.10.2020 - 18h52min
O prefeito de Caxias do Sul Flávio Cassina (PTB) esteve reunido nesta terça-feira (6), com o prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, o Fedoca (PDT), para tratar do acesso ao Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que será construído em Vila Oliva. Fedoca apresentou um novo traçado entre as cidades com o objetivo de reduzir o investimento com a construção de uma nova ponte. Segundo Fedoca, o traçado original é, talvez, o mais bonito, mas precisaria construir uma ponte de mais de 900 metros de comprimento e 200 metros de altura.
- Falam que a estimativa para a construção de uma ponte duplicada no local seria de R$ 200 milhões, por isso que a gente começou a sugerir um novo traçado – diz Fedoca.
Conforme o secretário de Gestão e Finanças, Paulo Dahmer (PSB), o trecho apresentado é mais plano e diminuiria o custo para a construção de uma ponte entre os municípios.
- Falamos das conexões viárias e dos acessos ao novo aeroporto. Caxias busca alternativas para serem apresentadas quando será feita a modelagem de concessão do aeroporto. Teremos a oportunidade de orçar os valores de cada estrada e definir o que for melhor, tecnicamente, para a concessão", explica Dahmer.
Segundo o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Anderson Boeira, a ponte a ser construída no traçado chamado de Morro Redondo seria de 400 metros de comprimento, ele estima uma altura menor que os 200 metros comparada com o trajeto da Ponte do Raposo, mas somente um estudo poderá apontar a altura correta.
- A distância permaneceria a mesma de cerca de 25km entre o Centro de Gramado e o Aeroporto de VIla Oliva, mas o novo traçado terá menos aclives e reduzir o custo da obra da ponte - diz Boeira.
Os caxienses foram a Gramado pela Estrada Municipal Luiz Daneluz, um dos acessos à região das Hortênsias via Vila Oliva, passando pela conhecida Ponte do Raposo.
Acompanharam o encontro os representantes do Mobilização por Caxias (MobiCaxias), Carlos Zigani e Rogério Rodrigues e o gerente da Garden, empresa responsável pelo projeto de licenciamento ambiental do aeroporto, Vinicius Triches. Também participou o executivo da Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias (Grupo Visão), Jorge Mezzomo.
Tags:
Infraestrutura Aeroporto Regional da Serra Gaúcha Vila Oliva Caxias do Sul Gramado