Diogo Siqueira vai compor nova equipe apenas com representantes do PSDB, PP e Republicanos
andre.tajes@serraempauta.com
17.12.2020 - 11h12min
O prefeito eleito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira (PSDB), e o vice eleito, Amarildo Lucatelli (PP), são os responsáveis por conduzir a montagem da equipe de secretários para a próxima administração municipal. Porém, o assunto é tratado com extrema reserva até a diplomação que acontece nesta quinta-feira (17), às 14h, de maneira on-line pelo Google Meet no link para evitar aglomeração devido à pandemia do coronavírus. Para não perder tempo, a transição de governo também acontece de forma discreta na prefeitura de Bento.
O motivo para a cautela é o processo na Justiça Eleitoral de Bento que havia determinado a cassação da candidatura de Diogo e Amarildo por publicação de propaganda institucional no site da prefeitura durante a campanha eleitoral. Na segunda-feira (14), a juíza eleitoral, Romani Terezinha Dalcin, determinou a suspensão da cassação em primeira instância e o caso será analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). A prudência se justifica pela possibilidade de o julgamento do caso ocorrer ainda neste ano.
Por telefone, o prefeito eleito disse apenas que o anúncio da sua equipe será realizado nos próximos dias e em etapas, sem detalhes.
A tendência é que os primeiros nomes do primeiro escalão sejam anunciados entre sexta (18) e segunda-feira (21). A nova equipe contará apenas com representantes do PSDB, PP e Republicanos, partidos da coligação. A reportagem apurou que Diogo deverá anunciar os futuros secretários de Administração, Geral de Governo, Finanças e Procuradoria-Geral do Município (PGM).
– A tendência é o prefeito anunciar nomes de quatro secretarias mais técnicas e burocráticas – diz uma fonte ligada ao governo.
Composição com vereadores
Diogo deve compor seu governo com dois ou três vereadores. Os nomes mais prováveis são de Eduardo Virissimo (PP), que já foi secretário de Esportes e Desenvolvimento Social. O presidente do PSDB e vereador eleito, Henrique Nuncio, que atuou como coordenador distrital, também deve aparecer entre os novos secretários. O vereador Marcos Barbosa, do Republicanos, partido que integra a coligação, também é cotado para assumir uma secretaria. Ele teria recebido o convite para as pastas da Cultura e de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, mas deve assumir a segunda. O prefeito eleito deve ainda manter a secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani (Republicanos) no cargo. Com as saídas de Virissimo, Nuncio e Barbosa para o Executivo abriam as vagas para os suplentes Anderson Zanella (PP), Jocelito Tonietto (PSDB) e Leopoldo Benatti, o Raquete.
Tags:
Eleições 2020 prefeito eleito Diogo Siqueira secretariado Bento Gonçalves