Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Prefeito de Vacaria quer retirar requisito de escolaridade para secretários | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeito de Vacaria quer retirar requisito de escolaridade para secretários | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Executivo

Prefeito de Vacaria quer retirar requisito de escolaridade para secretários

Amadeu de Almeida Boeira pretende mudar a lei e extinguir a exigência do Ensino Médio completo

Colunista - André Tajes

André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com
05.01.2021 - 14h57min

Prefeitura de Vacaria/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito de Vacaria, Amadeu de Almeida Boeira (PSDB), pretende retirar o requisito de escolaridade mínima para o no cargo de secretário municipal. Atualmente, a exigência é de Ensino Médio completo. O projeto de lei complementar foi protocolado na Câmara de Vereadores no final do ano passado.

banner-cetec-serraempauta.png

A primeira leitura do projeto foi realizada na sessão ordinária desta segunda-feira (4). Na ocasião, o líder do governo, vereador Mário Almeida (PSDB), o Bala, reconheceu que o projeto é polêmico, mas ressaltou que a lei em vigor é “extremamente” inconstitucional.

- Não precisa ter segundo grau (Ensino Médio) para saber administrar. O nosso prefeito também não tem (Ensino Médio) e foi reeleito com a maioria esmagadora (de votos).

Bala deixa claro que a alteração na lei é para beneficiar os vereadores Pingo Rezende (PP) e Valdemir de Oliveira, o Papado (PSD). Com a mudança na legislação os dois deverão ser nomeados secretários da Agricultura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, respectivamente.

– Eu tenho certeza Pingo da sua competência e que vai ser um secretário muito atuante. E não é nem um pouco diferente vereador Papado, pela sua experiência que já passou a frente da secretaria que vai assumir. O seu conhecimento e a sua escola da vida é muito superior. Vamos debater no plenário, não no Facebook – defendeu o líder de governo.

O vereador Fernando Maciel (PDT) se manifestou contrário ao projeto do Executivo, e disse que a sua opinião não julga a capacidade das pessoas.

– Na Era da educação, na Era da informação, eu prefiro votar pela educação. (...) Meu colegas vereadores têm como buscar qualificação como outros buscaram até em tempo recorde – ressaltou.

A segunda leitura do projeto de lei acontece na sessão desta terça (5), que inicia às 17h. Após, a matéria começa a tramitar nas comissões do Legislativo.

Tags:

Executivo projeto de lei requisito escolaridade secretário Ensino Médio completo Amadeu de Almeida Boeira Vacaria