Adiló Didomenico comunicou oficialmente que Município assumirá outorga do terminal nesta sexta-feira
redacao@serraempauta.com
26.04.2023 - 17h24min
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) recebeu, no salão nobre do Centro Administrativo, representantes das companhias aéreas que operam voos atualmente em Caxias do Sul. A reunião realizada na terça-feira (25), foi uma aproximação entre poder público e empresas aéreas, objetivando transparência na comunicação às vésperas da cerimônia de outorga do terminal do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani ao Município, que ocorre nesta sexta-feira (28), com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Alex Yuri Boff, supervisor da Azul, destacou o fortalecimento da parceria entre empresa e Prefeitura, prevendo novos investimentos.
"No passado, Caxias do Sul já foi uma das operações mais rentáveis da empresa, com quatro voos diários. Hoje, só há um voo, mas iremos trocar a aeronave e passaremos de 110 para 180 assentos", assegura.
Boff também reiterou que espera, com a outorga do terminal ao Município, que o poder público possa investir na melhoria da infraestrutura aeroportuária.
"As principais demandas são pintura e recapeamento da pista", define.
Opinião similar é compartilhada pelo supervisor da Gol, Anderson Cardoso Davila. Para ele, o atual terminal carece de melhorias na infraestrutura. Todavia, diz que a empresa já estuda novos voos, dentre os quais o retorno da malha aérea ligando Caxias ao Rio de Janeiro.
Andrieli Noronha, supervisora da Latam, destaca o desejo da companhia para operar voos maiores a partir da cidade.
"Hoje, temos oferta de voos com aeronaves A319 e A320. A primeira comporta cerca de 140 passageiros, enquanto a segunda, 170. Temos a intenção de operar voos com o A321, cuja capacidade gira em torno de 220 passageiros com a aeronave cheia", pontua.
O prefeito Adiló agradeceu os apontamentos e confirmou que o Município tem a intenção de promover investimentos no terminal. Também reiterou o trabalho que a administração faz em relação ao futuro aeroporto de Vila Oliva.
"A outorga do terminal para Caxias faz com que possamos tecer investimentos. Nós precisamos nos ajudar. Atualmente, a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) analisa os documentos. Tão logo as licenças saiam, o Município vai licitar a terraplanagem do novo aeroporto. Queremos começar essa etapa ainda em 2023", garantiu Adiló.
A reunião contou também com a presença do secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior; do procurador-geral do Município, Adriano Tacca (PSDB); do diretor-geral do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, Maurício Loreto D'Ávila; da supervisora de aeroportos da Gol, Gabriela Souza; do coordenador do terminal caxiense, André Dagostini; e da chefe do setor de Recursos Humanos da Secretaria de Trânsito, Vera Prandi.
Leia mais:
Vacina bivalente contra covid-19 é ampliada para todos acima de 18 anos em Caxias
Cetec Fundamental amplia estrutura para atividades de dança, música e teatro
Em Caxias, audiência pública sobre a ocupação de Maesa tem empurra-empurra
Início da remoção de fios dá nova aparência à Rua Dom José Baréa, em Caxias
Candidatas a rainha da Festa da Uva, em Caxias, têm primeiro compromisso
Tags:
Aeroporto regional Prefeito de Caxias reunião aproximação empresas aéreas Hugo Cantergiani outorga Município Caxias do Sul