Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeito de Caxias solicita recursos para saúde e o aeroporto de Vila Oliva | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeito de Caxias solicita recursos para saúde e o aeroporto de Vila Oliva | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Em Brasília

Prefeito de Caxias solicita recursos para saúde e o aeroporto de Vila Oliva

Adiló Didomenico também manifestou interesse na inscrição no programa Mais Médicos, que o Governo Federal vai lançar em breve

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Samuel Maciel/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB) cumpriu agenda de compromissos em Brasília nesta quinta-feira (2). Ele integrou uma comitiva que contou com o presidente da Amesne, prefeito de Nova Prata Alcione Grazziotin, os prefeitos de Farroupilha, Fabiano Feltrin, e de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angs, o vice de Vacaria, Marcelo Dondé, e membros do MobiCaxias. O grupo foi acompanhado durante os encontros na capital federal pelo membro do escritório de representação do governo do Rio Grande do Sul em Brasília, Douglas Velasquez. Segundo o prefeito, a saúde e o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha foram as pautas mais importantes tratadas nesse dia.

No Senado, Adiló esteve no gabinete de Luís Carlos Heinze (PP) para tratar a respeito dos encaminhamentos de emendas de Caxias. O senador gaúcho é autor do projeto da Lei Complementar 197, de 2022, que prevê recursos para hospitais e entidades filantrópicas sem fins lucrativos no montante de R$ 2 bilhões. Para o Rio Grande do Sul serão destinados aproximadamente R$ 2 milhões, sendo que em Caxias serão beneficiadas entidades como os hospitais Geral, Pompéia, Virvi Ramos e do Círculo.

"O senador nos entregou uma lista para darmos uma conferida para ver o que já foi pago e o que não foi".

No Ministério da Saúde, o prefeito caxiense falou sobre o teto MAC, que corresponde aos repasses da pasta para o custeio de procedimentos médicos de média e alta complexidade. Também manifestou interesse na inscrição no programa Mais Médicos, que será lançado em breve pelo Governo Federal, e na habilitação da UPA Central.

"A tabela está defasada e precisamos do auxílio do Ministério para podermos atender melhor a população dos nossos municípios da região (da Serra)", explicou Adiló.

No Ministério de Portos e Aeroportos (MPA), Adiló esteve com o ministro Márcio França, e solicitou que o governo assegure os recursos que estão destinados a construção do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que será construído em Vila Oliva, e também para ponte que liga o aeroporto com Gramado.

No Ministério dos Transportes, o prefeito caxiense se reuniu com o secretário nacional de Transporte Ferroviário tratando da ativação do terminal ferroviário de Vacaria.

A agenda em Brasília contemplou ainda a ida à Embratur em busca de investimentos para a área de Turismo, como o pedido de patrocínio para a Festa da Uva de 2024.

Agenda com Mourão

A extensa lista de compromissos de Adiló teve espaço também para um encontro no gabinete do ex-vice-presidente da República e senador, Hamilton Mourão, e uma passagem no escritório da deputada federal, Denise Pessôa (PT) para deixar o documento com o pedido de obras no acesso ao Bairro Planalto, na BR-116.

"Ele (o documento) deve ser encaminhado por ela, pois não teve espaço para encaixar essa agenda. Pretendo estar marcando para o dia 27 ou 28 de março, quando volto a Brasília na Marcha dos Prefeitos", disse Adiló.

Leia mais:
10 motivos para conferir a Festa das Colheitas, em Caxias do Sul
Vereador de Caxias Sandro Fantinel chora e pede perdão aos ofendidos
Como se posicionaram os vereadores de Caxias na votação do pedido de cassação de Fantinel
Câmara de Caxias acolhe quatro pedidos de cassação do mandato de Sandro Fantinel
Procon de Caxias participa de mutirão de negociação de dívidas

Tags:

Em Brasília Prefeito de Caxias Adiló Didomenico solicita recursos saúde aeroporto Vila Oliva Mais Médicos Caxias do Sul