Município passa a ter o dia 25 de novembro como data de conscientização ao crime contra mulheres
redacao@serraempauta.com
08.04.2022 - 19h56min
Caxias do Sul passa a contar com a Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio. A lei, agora sancionada pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB), visa fomentar ao diálogo sobre o feminicídio e a realização de ações que permitam a valorização do papel da mulher na sociedade e a promoção da igualdade entre homens e mulheres.
A partir de agora, fica instituído o dia 25 de novembro como data para o início da Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio, primeiro dia de ação da campanha mundial "16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres".
O projeto de lei de autoria da vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), e que teve aprovação da maioria dos parlamentares no Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março.
"A lei visa, de forma consistente e efetiva, à redução de casos de violência contra a mulher, com o objetivo de erradicar a ocorrência do crime de feminicídio na cidade e se faz necessário ter um período específico na agenda do Município para tratar sobre o tema", argumentou a vereadora.
Para Adiló, a Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio, que vigora como lei, será uma importante ferramenta e se somará às iniciativas já aprovadas na cidade.
"Assim como já temos o Dia de Combate à Violência contra a Mulher, o Agosto Lilás, mês de atividades de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a lei que existe para proteger o ser humano é a que mais queremos ver os resultados do seu cumprimento", externou.
Também participaram da cerimônia a presidente da Câmara, vereadora Denise Pessôa (PT) e os vereadores Marisol Santos (PSDB) e Velocino Uez (PTB), a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos (PTB), a diretora de Proteção Social da Secretaria de Segurança Pública, Suely Rech, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), Silvana Piroli, e servidores do Município.
Denúncias
Em caso de emergências, o canal para denúncias é o 190 da Brigada Militar. Suspeitas sobre agressões e abusos também podem ser comunicadas 24 horas por dia pelo Disque Denúncia 181 e pelo WhatsApp da Polícia Civil (51) 98444-0606. O anonimato é garantido em todos os casos.
Leia também:
Caxias do Sul institui Semana da Participação da Mulher na Política
Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado na UCS, em Caxias
Leonardo Boff palestra no Colégio São José, em Caxias
Boccati envia sommeliers e clientes para a maior feira de vinhos do mundo, a Vinitaly
Daer realiza inspeção técnica na Rota do Sol, em Caxias
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias Adiló Didomenico sanciona Tatiane Frizzo Semana de Combate ao Feminicídio Caxias do Sul