Adiló Didomenico solicitou ainda a cedência da área da antiga Fepagro, em Fazenda Souza, e melhorias para escolas estaduais
redacao@serraempauta.com
29.07.2022 - 11h14min
O prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico (PSDB) conversou com o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), nesta quinta-feira (28), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, de temas relacionados ao Aeroporto Hugo Cantergiani e à área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), localizada em Fazenda Souza. Os secretários de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista, e da Agricultura, Rudimar Menegotto, participaram da agenda.
Foi entregue um documento ao governador pedindo que o aeroporto passe definitivamente ao Município. Na prática, o aeroporto é administrado pelo Município, mas a outorga junto ao Governo Federal ainda é do Estado. Atualmente, o Executivo caxiense tem um custo anual de cerca de R$ 1 milhão na operação, enquanto toda a receita do aeroporto fica com o Estado.
"Assim, seria possível fazermos investimentos no atual aeroporto a partir dos recursos gerados por ele mesmo e termos uma melhor estrutura, enquanto Vila Oliva não fica pronto", explicou o secretário Maurício.
O governador encaminhou o assunto para análise do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e do secretário de Logística e Transportes, Luiz Gustavo de Souza, também presentes à reunião.
A outra pauta, já recorrente em outros encontros entre Prefeitura e Estado, é a cedência da área da antiga Fepagro, em Fazenda Souza, para o Município. O secretário estadual da Agricultura em exercício, Rodrigo Rizzo, e o deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB), que também tem acompanhado a pauta da Fepagro, estavam na reunião. Menegotto afirmou que todas as condições do Estado foram atendidas. Favorável à cedência, o governador solicitou análise jurídica do ato por ser ano eleitoral.
Adiló e Neri também pediram a atenção do governador para três pautas da educação: o reparo do muro do Colégio Imigrante, agilidade na troca dos cabos de energia roubados na Escola Santa Catarina, para que as aulas retornem o mais breve possível, e a recuperação do telhado da Escola Alexandre Zattera.
"São pautas do Estado, mas não significa que não podemos ajudar e pedir a atenção para essas questões", explicou o prefeito.
Leia também:
Região do Cruzeiro reivindica melhorias de infraestrutura urbana no Câmara Vai aos Bairros
Caxias do Sul tem o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos
Hub de eventos realiza em agosto primeira feira setorial em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias do Sul lançará consulta pública para concessão de 40 relógios digitais
Usuários IPE Saúde passam a ter descontos na rede Panvel de farmácias
Tags:
Prefeito de Caxias transferência Aeroporto Hugo Cantergiani antiga Fepagro melhorias escolas Imigrante Santa Catarina Alexandre Zattera Caxias do Sul