Entre elas, Adiló Didomenico quer destravar a implantação das PPPs para os Pavilhões da Festa da Uva, a Estação Férrea e a Maesa
andre.tajes@serraempauta.com
03.01.2022 - 21h31min
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), elegeu quatro prioridades para sua gestão em 2022: a regularização do comércio ambulante, a construção de um pavilhão para abrigar os recicladores da Rua Cristóforo Randon, a regularização fundiária e a implantação das parcerias público-privadas (PPPs) para os Pavilhões da Festa da Uva, a Estação Férrea e a Maesa. Ele concedeu uma rápida entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (3) após a cerimônia de posse da presidente da Câmara, vereadora Denise Pessôa (PT).
Adiló adiantou que o secretário de Gestão e Finanças, Maurício Batista, deverá trabalhar a partir de fevereiro ou março, exclusivamente, na busca para concluir as PPPs. O chefe do Executivo municipal disse também que o estudo do Plano Geral do Conjunto Edificado Maesa será concluído nos próximos dias.
"Vamos trabalhar muito forte a questão da parceria público-privada (PPP). Aquilo que não conserguirmos encaminhar em 2022 fica muito difícil encaminhar nos últimos dois anos. (...) Com esse projeto (Plano Geral da Maesa) vamos poder fazer o estudo de viabilidade econômica e parceria", disse o prefeito.
Adiló, que tem férias programadas entre os dias 16 e 31 de janeiro, disse ainda que aguarda uma definição sobre a tarifa do transporte coletivo. Também adiantou que a definição sobre a área para abrigar o futuro Parque Municipal de Proteção Animal deverá ocorrer somente em março. Além da área em São Virgílio, na 2ª Légua, o prefeito disse que o Município sugeriu outros dois terrenos para a instalação do serviço, mas não informou os locais.
Confira os trechos da entrevista.
Tarifa do transporte coletivo
"A equipe tem que apresentar quais são as alternativas. A gente nomeou uma comissão para trabalhar em cima. Eu espero que sim (definir o assunto antes das férias). Mas se não der, a Paula (Ioris, vice-prefeita) tem toda a autonomia para fazer. A gente sempre trabalha em sintonia."
Parque Municipal de Proteção Animal
"A Paula mandou as três áreas (uma delas é na 2ª Légua). Continuamos buscando outras áreas. Se nós conseguirmos uma área igual ou melhor do que a de São Virgílio tranqüilo. Queremos que seja uma área boa e adequada para que Caxias tenha o Parque do Bem-estar Animal. Se é apenas para fazer um canil é muito fácil, mas Caxias tem essa demanda, esse sonho. O próprio Ministério Público entende que nós temos que ter esse Parque do Bem-estar Animal que é uma coisa maior. Naquela região (2ª Légua) foi colocado distorcido para aquela comunidade. Só que é difícil mostrar para quem não quer ver. Não temos nenhuma posição definida. Hoje, ainda, pedi para o meu pessoal, olhar outra área que surgiu agora. Esse assunto vai acontecer em março para a gente poder fazer consulta pública."
Marca para 2022
"Queremos trabalhar muito forte na solução de alguns problemas que são históricos que são os ambulantes nas calçadas, aquele povo da Cristóforo Randon vamos trabalhar forte para resolver aquele assunto através do diálogo, da paciência, do entendimento com aqueles lideranças. Fizemos o decreto de utilidade pública da área para colocar o pavilhão e a regulação fundiária. E vamos trabalhar muito forte a questão da parceria público-privada (PPP). Aquilo que não conserguirmos encaminhar em 2022 fica muito difícil encaminhar nos últimos dois anos. O secretário Maurício (Batista, de Gestão e Finanças) a partir de fevereiro ou março deverá ter dedicação exclusiva na busca de parceria público-privada para os Pavilhões da Festa da Uva, Estação Férrea e principalmente, a Maesa, que teremos o projeto pronto nos próximos dias. Com esse projeto vamos poder fazer o estudo de viabilidade econômica e parceria."
Recuperação da cirurgia
"Tenho que cuidar um pouco a postura. Estou usando um colete para proteger. Foi colocada uma prótese. Estou bem. O duro foi o ano de 2021 passar todo ele com dor, inflamação, sabendo que precisa fazer a cirurgia. Fui postergando justamente para pegar esse período de feriado, que a cidade de uma forma geral desacelera no fim do ano."
Leia também:
Governo Adiló prestigia em peso posse da nova presidente da Câmara de Caxias
Denise Pessôa assume presidência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Presidente da Câmara, José Bortolini assume como prefeito em exercício de Garibaldi
Prefeitura de Bento busca empréstimo de R$ 25 milhões
Samae investiu mais de R$ 54 milhões em melhorias ao longo de 2021
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul Adiló Didomenico elege, prioridades 2022 Caxias do Sul