Adiló Didomenico buscou avanços em pautas da saúde, cultura e infraestrutura
redacao@serraempauta.com
17.08.2023 - 13h50min
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) cumpriu uma extensa agenda em Brasília nesta quarta-feira (16). Na pauta, demandas da área da saúde, cultura e infraestrutura.
No Ministério da Saúde, visitou o Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, com o objetivo de acompanhar o processo de habilitação da UPA Central, que ainda não foi concluído. Até o momento, a UPA não recebeu a habilitação do Ministério da Saúde, o que significa que a administração municipal está arcando com os custos de funcionamento. Somente após a habilitação, o Ministério começará a repassar recursos para a UPA, aliviando a pressão financeira sobre os cofres municipais. Após a habilitação da UPA, o financiamento será realizado de forma tripartite. A expectativa é de que, em setembro, uma equipe de coordenação técnica do Ministério da Saúde realize uma vistoria à UPA Central e também à UPA Zona Norte, assim permitindo uma avaliação mais detalhada e estabelecendo uma conexão direta entre as necessidades das unidades e o Ministério.
Em outro departamento do Ministério da Saúde, o chefe do Executivo esteve acompanhado da deputada federal Denise Pessôa (PT) também para reforçar o pedido de auxílio na questão da defasagem dos repasses do Teto MAC, que custeiam procedimentos de saúde de Média e Alta Capacidade.
No Ministério da Cultura, Adiló se encontrou com o chefe de gabinete da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural, Raphael Valadares. No encontro, foi acompanhado o andamento da solicitação da Lei Rouanet - Lei de Incentivo à Cultura Federal, destinada à realização da Festa da Uva 2024. A documentação referente à solicitação da Lei Rouanet encontra-se integralmente encaminhada e terá atualizações ainda neste mês de agosto.
Adiló também se reuniu com deputados na Câmara para verificar o andamento de projetos. Com o tucano Lucas Redecker, o prefeito apresentou uma demanda importante: auxílio para agilizar a liberação de financiamento destinado à construção de quatro tanques de contenção de chuvas, uma medida que visa conter alagamentos, a serem construídos nas regiões dos bairros De Zorzi, Cruzeiro (Travessão Solferino) e dois no loteamento Vila Brasil - estes com o intuito de diminuir pontos de alagamentos na região de Galópolis. O pedido está atualmente em análise pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
No encontro realizado no gabinete do deputado Bibo Nunes, estava em pauta a emenda que visa viabilizar a aquisição de máquinas para a Secretaria de Obras.
O prefeito também visitou os gabinetes dos deputados Giovani Cherini e Maurício Marcon, porém ambos estavam no plenário, em sessão.
Para Adiló as agendas foram estratégicas e produtivas.
"Tratamos de saúde, de infraestrutura, de cultura e encaminhamentos referentes a emendas parlamentares. Importante estar em constante contato com os ministérios e deputados para que nossas pautas tenham avanços significativos", declarou.
Leia mais:
Dnit instala semáforo na BR-116, em Nova Petrópolis
Denise Pessôa apresenta ao judiciário gaúcho app Maria da Penha
UBS Mariani atenderá em nova sede no Cidade Nova, em Caxias do Sul
Antônio Prado está em contagem regressiva para a Noite Italiana
Comitiva reivindica aumento de efetivo das polícias para Caxias do Sul
Tags:
'Avanços significativos' Prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico fortalece vínculos agendas Brasília Caxias do Sul