Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeito de Caxias do Sul apresenta planos para o segundo mandato | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeito de Caxias do Sul apresenta planos para o segundo mandato | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Ano legislativo

Prefeito de Caxias do Sul apresenta planos para o segundo mandato

Adiló Didomenico manifestou quais são as principais ações da administração municipal

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Ícaro de Campos/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito de Caxias d Sul, Adiló Didomenico (PSDB), se pronunciou na tribuna da Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira (4) abrindo oficialmente o ano legislativo. Na oportunidade, ele apresentou a situação do Município e os planos da administração.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Em seu discurso, Adiló acompanhado pelo vice-prefeito Edson Néspolo (União Brasil) anunciou os vereadores Daniel Santos (Republicanos) como líder do Governo e Wagner Petrini, como vice-líder este ano.

Ele destacou que esta abertura legislatura é diferente de outras que participou devido a presença de jovens vereadores estreando na função.

"É normal a estreia com muita disposição para enfrentar as inúmeras cobranças que vem da população. Devo ressaltar pela experiência que tenho de vida pública e pelos meus cabelos brancos que governar é escolher prioridades".

Adiló lembrou que o orçamento é finito e não alcança todas as demandas ao mesmo tempo, principalmente em áreas como infraestrutura, saúde e educação.

"Sabemos compreender e respeitar o papel do vereador de fiscalizar e encaminhar as solicitações da sociedade. porém é salutar que se evite o confronto e tentativa de denegrir a imagem da nossa cidade. É Caxias do Sul que perde com esse tipo de atitude", comentou Adiló, dando um recado para os vereadores youtubers.

O chefe do Executivo municipal apontou as prioridades do governo municipal como por exemplo o Aeroporto da Serra Gaúcha, o mercado público da Maesa, o asfaltamento de vias de grande fluxo de veículos, a manutenção da Codeca, as parcerias públicos-privadas da Iluminação Pública, a PPP da Educação Infantil com a construção de 31 novas escolinhas para zerar o déficit de vagas, entre outros.

Adiló também citou outras ações do governo como o início do serviço de telemedicina, a mudança de local da farmácia do CES para dar conforto que as pessoas, o início da construção da UPA Zona Sul, e ampliação do agendamento de consultas por telefone.

O prefeito lembrou também das obras atrasadas devido ao abandono das empresas licitadas nos acessos aos bairros Desvio Rizzo e Planalto, de asfaltos no interior, e as construções de seis piscinões que evitarão alagamentos.

Outra hora de mobilidade destacada no pronunciamento de Adiló é a construção do viaduto na BR-116 com a Perimetral Norte.

Após o pronunciamento, o prefeito Adiló concedeu uma entrevista coletiva. Confira os principais trechos:

Líder e vice-líder do governo

"O Daniel (Santos) tem trabalhado em sintonia conosco. Ele se dispôs a aceitar essa missão, que a gente sabe que sempre é um pouco trabalhosa por que ele passa a ser no meio dos colegas (vereadores) o nosso representante, o que recebe as primeiras cobranças, o que tem que buscar as informações corretas e com rapidez com os colegas. É um trabalho que por vezes exige um desprendimento de ter que deixar algum assunto do seu gabinete para cuidar de assuntos do governo. Nós consultamos diversos vereadores da nossa base e chegamos no consenso do Daniel, inclusive por indicação de alguns colegas deles. Com o Wagner Petrini que já tem experiência na Casa vão fazer uma dupla muito interessante. (...) Esse ano temos absoluta confiança que teremos duas pessoas que vão nos ajudar muito nesta interface com o poder legislativo."

Primeiras entregas do mandato

"O que começa já e que vai fazer um alívio muito grande nas filas (das UBSs) na madrugada é a telemedicina. A empresa já está trabalhando na apresentação do projeto para fazer os testes. A telemedicina vem na melhor hora possível. Que a gente consiga estruturar bem esse projeto para quando chegar o inverno, que é o período que as pessoas sofrem muito na fila de madrugada, que não precisem ir para renovar uma receita, para fazer uma revisão no médico."

Viaduto da BR-116 com a Perimetral Norte

"Iniciar (a obra) tenho muita expectativa, agora a conclusão é uma obra bem grande e complexa, está orçada em mais de R$ 50 milhões. Já tivemos conversa com o ministro (dos Transportes), Renan Filho, duas vezes. É um projeto que está maduro. (...) Desde julho de 2024 ele está pronto para ser licitado, dependendo apenas da questão orçamentária que as vezes é a mais difícil. Vamos trabalhar para liberar outras duas obras: o trevo da Avenida Rio Branco com a BR-116 e na frente do Hospital Geral".

Leia mais:
Presidente da Câmara de Caxias anuncia presença nos bairros

Adiló, Néspolo e Caregnato prestigiam posse de Pepe na presidência da AL
Vereador de Caxias quer impedir entrada de ex-candidato à Prefeitura em seu gabinete
Pepe Vargas assume a presidência da Assembleia Legislativa
Câmara de Bento Gonçalves realiza sessão de instalação da legislatura

Tags:

Política ano legislativo Adiló Didomenico Caxias do Sul apresenta planos segundo mandato