Adiló Didomenico listou os nomes dos 18 secretários titulares e o vice Edson Néspolo como interino do Planejamento
redacao@serraempauta.com.br
26.12.2024 - 14h12min
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), anunciou na manhã desta quinta-feira (26), os nomes do primeiro escalão da gestão 2025-2028. Ele estava acompanhado do vice-prefeito diplomado, Edson Néspolo (União Brasil), e dos demais integrantes da equipe de transição: o deputado estadual Neri, O Carteiro, presidente do PSDB municipal, o assessor parlamentar Márcio Amaral e a atual chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos (PRD).
A nova administração vai reduzir de 21 para 19 secretarias. Do total, apenas três nomes seguirão para a próxima administração nas mesmas pastas – Adriano Tacca (PSDB), na Procuradoria-Geral do Município, Milton Balbinot, na Gestão Estratégica e Finanças e Paulo Roberto Roda da Silva, na Segurança Pública e Proteção Social.
Outros três nomes permanecem no governo, porém mudam de pastas. Ronaldo Boniatti trocará a Secretaria de Recursos Humanos e Logística pela pasta do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Roneide Dornelles (PRD) deixará a Receita Municipal e assumirá a nova Casa Civil Municipal, e Grégora Fortuna dos Passos (PRD) sairá da Chefia de Gabinete para a nova Secretaria de Administração, Tecnologia e Inovação, a extinta pasta de Recursos Humanos.
O ex-secretário Rudimar Menegott (PRD) retorna para Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele tinha deixado o cargo para concorrer a vereador.
As outras 11 secretarias serão compostas por novos nomes. Adiló e Néspolo foram buscar quatro vereadores eleitos/reeleitos para compor o primeiro escalão: Lucas Suzin, do PRD (Obras), Adriano Bressan, do PP (Urbanismo), Rodrigo Webber, do PSB (Gestão Urbana) e João Uez, do Republicanos (Samae).
Os vereadores não eleitos Tatiane Frizzo (PSDB), Olmir Cadore (PSDB) e Elisandro Fiúza (Republicanos) vão assumir as seguintes secretarias: Cultura; Esporte e Lazer; e Trânsito, Transportes e Mobilidade; respectivamente.
Já o ex-candidato à Prefeitura caxiense Felipe Gremelmaier (MDB) e José de Abreu (PDT) tiveram seus nomes confirmados nas secretarias do Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Habitação, respectivamente. Com isso, MDB e PDT passam a integrar a base do governo Adiló.
A Secretaria da Saúde terá o comando de Geraldo da Rocha Freitas Júnior, ex-secretário do Governo Daniel Guerra, por um período de menos de cinco meses, em 2018. Na época, ele se afastou do cargo por problemas de saúde.
A pasta da Educação será dirigida pela professora Marta Fattori. Ela foi titular da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4°CRE) no Governo Yeda Crusius (PSDB) e diretora administrativa da Secretaria da Saúde nas administrações do ex-prefeito José Ivo Sartori.
Por fim, a Secretaria da Receita Municipal será comandada pelo servidor público, Micael Meurer. Ele é auditor-fiscal da Receita do Município, formado em Direito, com especialização em Direito Tributário e Mestre em Direito.
Néspolo responderá interinamente pela Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas.
Os nomes dos secretários adjuntos (recém criados) e dos subprefeitos serão divulgados posteriormente.
Autarquias
Na coletiva também foram anunciados os presidentes do Samae, João Uez (Republicanos); da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi; da Fundação de Assitência Social (FAS), Samuel Ávila; do Instituto de Previdência Municipal (Ipam), Gustavo da Silva Machado; da Empresa Festa da Uva, Milton Corlatti; e do Procon, Jair Zauza.
Também foram confirmados na Farmácia do Ipam, Gilberto Meletti; na Coordenadoria de Relações Comunitária, José Dambrós (PSB); e na Coordenadoria de Comunicação, Fabiana de Lucena.
Confira os secretários municipais da Gestão 2025-2028
:: Adriano Tacca - Procuradoria-Geral do Município
:: Roneide Dornelles - Casa Civil Municipal (união da Chefia de Gabinete e Secretaria de Governo)
:: Milton Balbinot - Secretaria de Gestão Estratégica e Finanças
:: Paulo Roberto Rosa da Silva - Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social
:: Rudimar Menegotto - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
:: Ronaldo Boniatti - Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade
:: Grégora Fortuna dos Passos - Secretaria de Administração, Tecnologia e Inovação (antiga Recursos Humanos e Logística)
:: Lucas Suzin - Secretaria de Obras e Serviços Públicos
:: Adriano Bressan - Secretaria do Urbanismo
:: Rodrigo Webber - Secretaria de Gestão Urbana (nova)
:: Felipe Gremelmaier - Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (unificação do Turismo e Desenvolvimento Econômico e Inovação)
:: Tatiane Frizzo - Secretaria da Cultura
:: Olmir Cadore - Secretaria de Esporte e Lazer
:: Elisando Fiuza - Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade
:: Micael Meurer - Secretaria da Receita Municipal
:: José de Abreu (Jack) - Secretaria da Habitação
:: Geraldo da Rocha Freitas Junior - Secretaria da Saúde
:: Marta Fattori - Secretaria da Educação
:: Edson Néspolo - Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas
Autarquias
:: João Uez – Samae
:: Maria de Lourdes Fagherazzi - Codeca
:: Samuel de Ávilla – FAS
:: Gustavo da Silva Machado – Ipam
Outras cargos
:: Gilberto Meletti - Farmácia do Ipam
:: Milton Corlatti - Empresa Festa da Uva, Turismo e Empreendimentos S/A
:: Jair Zauza - Procon
:: Fabiana de Lucena - Coordenadoria de Comunicação Social
:: Zé Dambrós - Coordenadoria de Relações Comunitárias
Leia mais:
Bento Gonçalves conta mais de 480 câmeras de videomonitoramento
Festival de blues e jazz será nos dias 29 e 30 de março em Flores da Cunha
Inaugurado oficialmente o roteiro religioso de Nova Pádua
Tráfego é liberado na ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves
Hospital Tacchini, de Bento, demonstra evolução no atendimento de prematuros
Tags:
Geral primeiro escalão Adiló Didomenico Edson Néspolo Caxias do Sul anuncia secretários gestão 2025-2028