Adiló Didomenico estará acompanhado de secretários e vai tratar sobre PPPs, o Aeroporto da Serra Gaúcha e investimentos para educação
redacao@serraempauta.com
20.05.2021 - 18h59min
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), cumpre na quarta (26), agenda em Brasília para tratar de temas relacionados a parcerias público-privadas (PPPs), educação e sobre o andamento da futura concessão do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha e do sistema viário. Ele estará acompanhado pelo secretário de Parcerias Estratégicas, Gestão e Finanças, Maurício Batista; pela secretária da Educação, Sandra Negrini; e pelo presidente da empresa Festa Nacional da Uva, Bruno Brunelli. A comitiva retorna na quinta (27).
O primeiro compromisso, às 10h30, será na Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos, onde serão apresentados e avaliados os projetos do Município de PPPs, especialmente com relação à iluminação pública e Parque da Festa da Uva. O objetivo é também buscar apoio do Governo Federal para estruturação de projetos. O grupo será acompanhado pelo deputado federal, Lucas Redecker (PSDB).
À tarde, a comitiva terá a companhia do senador Luiz Carlos Heinze (PP), em audiência na Empresa Brasileira de Logística para tratar sobre a futura concessão do Aeroporto Regional e o sistema viário, tendo por base o Plano Nacional de Logística 2035. A reunião seguinte será na Secretaria Nacional de Aviação Civil para acompanhamento do projeto do Aeroporto Regional da Serra e os próximos encaminhamentos a serem feitos. Batista diz que um dos assuntos que serão tratados é de que forma ocorrerá a operação do aeroporto, que pode ser com o auxílio do Governo Federal ou com o município estruturando um procedimento de manifestação de interesse.
O secretário informou ainda que o edital para a contratação do projeto executivo para a construção do Aeroporto Regional será publicado na segunda ou terça-feira na próxima semana. Batista confirmou a redução do orçamento de R$ 200 milhões para R$ 100 milhões para a construção do aeroporto para este ano.
"Não é algo que nos preocupa neste momento. Há o compromisso do governo de fazer os aportes" disse o titular de Parcerias Estratégicas.
A secretária Sandra Negrini terá agenda no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na pauta, a habilitação do Município para financiamentos dentro do Plano de Ações Articuladas, considerando as necessidades apresentadas e as possibilidades abertas pelo governo federal, bem como a busca de recursos para a construção de escolas infantis.
Leia também:
Câmara de Caxias apoia fim do monopólio dos serviços funerários
Ministério Público recomenda que Câmara de Caxias arquive projeto de discute sobre patrimônio histórico
Estudo de concessão aponta duas novas praças de pedágios na Serra
Ex-prefeito de Bento Gonçalves visita Câmara de Caxias
Tags:
Executivo Adiló Didomenico agenda Brasília PPPs iluminação pública Aeroporto Regional Parque da Festa da Uva educação Caxias do Sul