Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Prédio desaba em Gramado após grande volume de chuvas | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prédio desaba em Gramado após grande volume de chuvas | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Colapso

Prédio desaba em Gramado após grande volume de chuvas

Edifício estava isolado desde sábado; não há registro de vítimas

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
23.11.2023 - 17h06min

Bruno Stoltz/Prefeitura de Gramado
Foto Principal - Notícia

O Residencial Condado Ana Carolina localizado na Rua Ladeira das Azaleias, em Gramado, desabou, por colapso estrutural, por volta das 5h40min desta quinta-feira (23) após o grande volume de chuvas na região na última sexta-feira (17) e sábado (18). O prédio tinha uma área total de 3,3 mil metros quadrados em cinco pavimentos e tinha 19 apartamentos. O condomínio ficava no Bairro Planalto, acima do Bairro Três Pinheiros.

banner-cetec-serraempauta.png

De acordo com a Prefeitura, o local estava isolado desde sábado e não há registro de vítimas. O prédio caiu dentro de seu próprio terreno e não atingiu o Bairro Três Pinheiros.

"Vale ressaltar que a instabilidade do solo segue e o episódio do colapso é apenas uma das situações de risco. Portanto, o local onde estava o prédio e o Bairro Três Pinheiros seguem isolados", destacou a Prefeitura.

O Três Pinheiros segue totalmente interditado desde domingo (19). Há risco de residências serem atingidas por deslizamento de terra. Na área, existem 125 casas e moram 440 pessoas, conforme informações dos próprios moradores.

A administração municipal, por meio da Defesa Civil e todas as suas secretarias, segue trabalhando com determinação para auxiliar a população gramadense nas demandas. O trabalho é realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil.

Em caso de emergência, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros no número (54) 98434-8064 ou para a Defesa Civil no telefone (54) 99629-6160.

Nesta quarta (22), representantes da Prefeitura e do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, vieram de Porto Alegre para a realização de uma visita técnica ao Bairro Três Pinheiros, a Perimetral e a Ladeira das Azaleias, no Bairro Planalto, onde há rachaduras no solo e risco de queda de barreiras.

Duas mortes

Na tarde de sábado (18), uma residência localizada na Linha Marcondes Baixa foi soterrada. Quatro pessoas residiam no local. Duas pessoas conseguiram sair, mas duas morreram no local. As vítimas são Elisabeta Maria Benisch Ponath, de 51 anos, e Lidowina Lehnen, 86.

No sábado pela manhã, uma moradia localizada no Bairro Prinstrop também foi soterrada devido às fortes chuvas que ocasionaram deslizamentos de terra. Os moradores ficaram entre os destroços, mas foram retirados do local com vida e encaminhados ao hospital com escoriações.

Leia mais:
Minhas impressões sobre o RD Summit 2023, Fábio Langer, especialista em SEO e tráfego orgânico

Projeto quer instituir a Feira Cultural em São Pelegrino, em Caxias
Empresa caxiense de softwares de gestão apresenta nova marca
Estacionamento da Prefeitura inicia operação com cancela na segunda
Caxias do Sul Basquete perde para o Bauru por 94 x 59

Tags:

Colapso prédio residencial desaba Gramado grande volume chuvas condomínio isolado sem vítimas Prefeitura de Gramado