Siga nossas redes sociais
Logotipo - Praça Dante Alighieri recebe novas placas sobre proibição da alimentação de pombos | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Praça Dante Alighieri recebe novas placas sobre proibição da alimentação de pombos | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Executivo

Praça Dante Alighieri recebe novas placas sobre proibição da alimentação de pombos

Objetivo é reforçar a campanha de sensibilização também nas praças da Bandeira e João Pessoa

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Vanessa Abreu Teixeira/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul iniciou nesta segunda-feira (7) a instalação de novas placas com alertas à população sobre a proibição de alimentar pombos. Uma lei municipal criada em 2013, proíbe a criação, manutenção e alimentação de pombos em calçadas, vias, praças, prédios e locais de acesso público nas zonas urbanas do Município.

O descumprimento a legislação acarreta ao infrator advertência, multa no valor de 10 VRMs (Valores de Referência Municipal), que dobra em reincidência, e apreensão do alimento.

As placas foram colocadas na Praça Dante Alighieri. Durante essa semana serão instaladas nas praças da Bandeira e João Pessoa. Com novas placas, a fiscalização intensificará ações para impedir alimentação aos pombos.

Um estudo técnico referente ao tamanho da população dos pombos e as doenças transmitidas está sendo viabilizado pela Prefeitura junto à Universidade de Caxias do Sul.

A gerência de fiscalização da Semma informa que as denúncias de alimentação de pombos em locais públicos podem ser feitas no Alô Caxias, pelo telefone 156 ou site do SAC da Prefeitura. A fiscalização precisa flagrar a ação e identificar o responsável para adotar as medidas previstas em lei.

Abaixo-assinado

Na sexta última sexta-feira (4), a vice-prefeita Paula Ioris (PSDB) recebeu um abaixo-assinado com proposta para o destino ideal dos pombos que superlotam os espaços públicos da cidade. O documento, entregue pela comissão da Associação da Praça da Bandeira, tem mais de 300 assinaturas e solicita a continuidade das ações de fiscalização.

Segundo a vice-prefeita, a fiscalização seguirá ocorrendo, agora com mais efetividade em relação ao cumprimento da lei.

"É muito importante demonstrar que estamos juntos na busca da melhor solução para este problema. A intensificação da fiscalização já ocorre, mas pensamos também na educação referente ao alimento das aves e à conscientização das pessoas em relação a isso", enfatizou.

A comissão garantiu que as 300 assinaturas não representam a totalidade das pessoas insatisfeitas com a superlotação dos pombos.

"Hoje entregamos esse abaixo-assinado, mas é só uma parte das pessoas que querem a resolução desses problemas. São moradores, comerciantes, pedestres e muito mais gente que só quer o cumprimento da lei e a melhor resolução para isso", disse Ademir Argenta, um dos membros da comissão.

Leia também:
CIC Caxias reforça posição pela continuidade do edital para concessão de rodovias
Entidades vão discutir impactos do plano de concessões das rodovias do Governo do Estado
Hemocs de Caxias tem quatro tipos de sangue com estoque crítico
Fundo Social da Sicredi Pioneira recebe inscrições 
Inscrições abertas para seleção de bolsistas para o Projeto UCSLabQA

Tags:

Executivo Prefeitura de Caxias do Sul Secretaria do Meio Ambiente placas proibição alimentação pombos Caxias do Sul