Siga nossas redes sociais
Logotipo - \
Logotipo - \
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Distinção

"Posso bater no peito e dizer: sou Cidadão Caxiense" vibra Neri, o Carteiro, ao receber o título

Deputado estadual comemorou a honraria entregue pela Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Vania Marta Espeiorin/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

"Agora, posso bater no peito e dizer: eu sou Cidadão Caxiense. E cada um de vocês está aqui no meu coração", vibrou o deputado estadual Neri, O Carteiro (PSDB). Ele recebeu o título outorgado pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (28).

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A honraria, proposta pela vereadora Tatiane Frizzo (PSDB) com aprovação da unanimidade do plenário, foi entregue durante cerimônia conduzida pela presidente Marisol Santos (PSDB). Tatiane fez o pronunciamento em nome da Casa.

Tatiane destacou as origens de Neri, no interior de Bom Jesus, onde nasceu, e lembrou que o título de Cidadão Caxiense reconhece os serviços prestados por pessoas nascidas em outros municípios à comunidade local. Ela elogiou a coragem do parlamentar, de vir aos 14 anos para Caxias do Sul em busca de um futuro.

Mencionou a dedicação ao trabalho como carteiro e também como funcionário da Viação Santa Tereza (Visate), e o senso de solidariedade que sempre cultivou, auxiliando as pessoas, principalmente, quem mais precisa.

Tatiane recordou da atuação de Neri como vereador na Câmara caxiense, citando, principalmente, a passagem com o Gabinete Móvel pelos diferentes bairros e loteamentos da cidade.

"Nesta tua caminhada, conheceu e se emocionou com muitas histórias, com pedidos de apoio, e tenho certeza que sempre deu o teu melhor para ajudar a todos. Não nasceu em Caxias do Sul, mas escolheu Caxias para construir tua vida e Caxias te escolheu. Quero reafirmar o orgulho de caminhar ao teu lado", enfatizou Tatiane.

A prefeita de Caxias do Sul em exercício, Paula Ioris (PSDB), também cumprimentou Neri por ter vindo tão jovem trilhar seu percurso em solo caxiense.

"Veio para cá aos 14 anos e fez uma trajetória belíssima. Nosso reconhecimento por seu trabalho realizado sempre com amor, simplicidade e de forma incansável", afirmou.

Ao expressar o orgulho de se tornar Cidadão Caxiense, o homenageado agradeceu à vereadora Tatiane e à Câmara pela concessão. Também externou agradecimentos à família, em especial, à mãe Marlene, que sempre o incentivou, inclusive a ir para o seminário, e ao filho Matheus, ambos se encontravam na plateia; aos amigos, aos religiosos que foram seus professores e a quem lhe auxiliou ao longo dos anos e segue lhe acompanhando agora na Assembleia Gaúcha.

Neri também recordou de quem pôde ajudar no ofício de carteiro, como voluntário em atividades beneficentes antes mesmo de se tornar político e, agora, como parlamentar, com emendas e ações de mandato. Relatou as dificuldades enfrentadas quando chegou a Caxias e como foi se adaptando.

"Nunca deixei de falar da minha cidade natal, nunca esqueço as minhas origens, mas eu já tinha uma história de vida com Caxias. E, quando eu falo em história de vida com a cidade de Caxias, é com vocês, com cada colega de trabalho, com cada amigo que a gente foi fazendo ao longo do tempo. Deus tinha esse propósito na nossa vida que eu não imaginava", contou Neri, dizendo que, com o título de Cidadão Caxiense, a responsabilidade de trabalhar pelo povo aumenta.

Ao final de seu discurso, o deputado foi aplaudido efusivamente por uma plateia que lotou a Câmara. Após a cerimônia, amigos fizeram questão de registrar em fotos este momento que, segundo o próprio homenageado, mexeu com seu coração, deixando-o nervoso como nunca havia ficado.

Vídeos com depoimentos de familiares e autoridades, entre elas, o governador Eduardo Leite (PSDB), também reforçaram as saudações ao deputado. Além da distinção do Legislativo Municipal, Neri foi agraciado com uma homenagem da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. Uma placa foi entregue pelo presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, que também é Cidadão Caxiense (Nascido em Nova Pádua/RS, o empresário recebeu o título do Legislativo em 2022).

Saiba mais sobre o homenageado

Neri Andrade Pereira Júnior, hoje mais conhecido por Neri, O Carteiro, nasceu no Interior de Bom Jesus e, aos 14 anos, se mudou para o distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul, para estudar no Seminário Josefinos de Murialdo.

Em 1998, foi aprovado no concurso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, mudando-se para Caxias do Sul. Além de trabalhar nos Correios, foi motorista e operador de sistema na Viação Santa Tereza (Visate), empresa concessionária do transporte coletivo no Município.

Neri concorreu a vereador, pela primeira vez, em 2012, eleito com 2.849 votos. O texto da proposta do título de Cidadão Caxiense destaca que o mandato como vereador ficou marcado pela busca de soluções para as dificuldades nas áreas sociais, de saúde, educação, segurança, infraestrutura e habitação.

Em 2016, foi reeleito com 6.229 votos, que fizeram dele o vereador mais votado da cidade naquele pleito. Neri concorreu ao cargo de deputado estadual em 2018, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), eleito com 27.808 votos. Em 2022, foi reeleito, obtendo 32.378 votos.

Leia mais:
A maior feira de antiguidades de Caxias ocorre no primeiro final de semana de dezembro

Silos da antiga Cervejaria Leonardelli se transformam em uma tela urbana em Caxias
Caxias do Sul Basquete perde para o São José, em São Paulo
Escritora realiza imersão sobre a força feminina em Bento Gonçalves

Anunciada a construção da Casa da Mulher Brasileira em Caxias do Sul

Tags:

Política distinção Câmara de Vereadores Caxias do Sul Cidadão Caxiense Neri, O Carteiro