Siga nossas redes sociais
Logotipo - População de Santa Lúcia do Piaí, em Caxias, apresenta demandas | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - População de Santa Lúcia do Piaí, em Caxias, apresenta demandas | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Fala, Caxias!

População de Santa Lúcia do Piaí, em Caxias, apresenta demandas

Questões de infraestrutura, mobilidade, administração, lazer, turismo rural e abastecimento receberam atenção de prefeito e equipe de secretários

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Fotos: Daniela Xu
Foto Principal - Notícia

Aproximadamente uma centena de moradores do distrito de Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul, passaram pelo salão paroquial da igreja matriz da localidade na tarde do sábado (28), para apresentar reivindicação ao governo do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).

Logo na abertura da atividade, o chefe do Executivo municipal já trouxe novidades sobre o processo de regularização fundiária do Loteamento Vista Azul.

"Está em processo de regularização, ano que vem, entrará. Nosso propósito é regularizar".

As informações trazidas pelo prefeito também deram resposta a boa parte das demandas que em seguida seriam trazidas ao microfone por representantes da região, como o presidente da AMOB local, Jorge Andreazza, a moradora Giovana Vidor e o ex-presidente da CIC, Ivanir Gasparin.

"Pessoal do Morro Bonalume: já saiu a licença ambiental, vai se iniciar agora a remoção das árvores e o recuo da cerca, para depois se terminar o piso, para podermos rebaixar. Claro que precisamos contar que o tempo ajude, pois não se pode mexer num terreno como aquele com chuva, pois aí, nem com trator puxando será possível subir. É previso ter muito cuidado", detalhou Adiló Didomenico, reforçando, também, a lembrança de que o recuo exigido é de sete metros para cada lado do eixo carroçado, independentemente do tamanho das propriedades.

Tema que apareceu nas manifestações de diversos moradores, a ponte sobre o Rio Piaí não foi esquecida. A empresa vencedora da licitação abandonou a obra, a segunda licitação deu deserta, no entendimento da administração agora é possível contratar direto, sem processo licitatório.

Soluções encaminhadas

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento comentou que já estão adiantadas as negociações para que se estabeleça em Santa Lúcia do Piaí um posto avançado da Inspetoria Veterinária.

Outro gargalo na prestação de serviços adequados à comunidade foi desfeito. A Secretaria Municipal da Saúde conseguiu contratar médicos para a UBS Santa Lúcia. Em breve, a comunidade também será coberta pelo sistema Agenda +UBS, que permitirá a marcação de consultas sem sair de casa, direto pelo telefone. O passo seguinte será a implantação da telemedicina. E ainda, está nos planos a alocação de uma ambulância exclusiva para atender a região, usando como base o distrito vizinho de Fazenda Souza.

A pavimentação da Estrada Claudino Costa, que conecta o distrito ao Bairro Cruzeiro, na área urbana do Município, um anseio da região, externado por diversos moradores, mereceu atenção especial. A obra recebeu recentemente a indicação de uma emenda parlamentar, da deputada federal Denise Pessoa, no valor aproximado de R$ 6 milhões.

"Com este valor, é possível fazer dois quilômetros daqui e um quilômetro de lá para cá. Mais ou menos três quilômetros no total", revelou o prefeito.

Uma ressalva, surgida recentemente em grupos externos, é a reivindicação para que o percurso seja dotado de ciclovias. Neste caso, a estimativa é de que a distância possível de ser coberta pelo valor disponibilizado cairia pela metade.

"Se a população assim quiser, faremos. Mas é uma decisão que deixamos para a comunidade", definiu o chefe do Executivo.

O empresário Ivanir Gasparin apresentou argumentos para propor que a comunidade optasse pela pavimentação de maior alcance na Estrada Claudino Costa. Indagada pelo chefe do Executivo sobre qual a preferência na utilização dos recursos, a população se manifestou de maneira favorável ao ponto levantado pelo ex-presidente da CIC, por unanimidade.

Segurança reforçada

Adiló também explicou para que servem e como funcionarão os equipamentos de controle de tráfego que a população está acompanhando serem instalados pelo Município.

"São as LPR. Que não servem para multar. São para controlar o fluxo de veículos. Ocorrências de furtos, placas clonadas, veículos ligados a abigeato, enfim, todo tipo de veículo suspeito, ele passando por ali, o sistema registra", destacou o chefe do Executivo.

A próxima reunião ocorre nesta terça-feira (31), às 19h, no Sagrada Família, com moradores das comunidades Nossa Senhora de Lourdes, Jardelino Ramos, Madureira, Jardim América, Interlagos e Universitário.

Leia mais:
Seminário apresenta planejamento para Festa da Uva, em Caxias
Caxias do Sul fortalece ações do Mês da Consciência Negra
Simecs lança programa de formação voltado aos jovens
Câmara de Caxias do Sul homenageia Luiz Carlos de Lucena
Assinado decreto que regulamenta os serviços funerários em Caxias

Tags:

Fala, Caxias! população Santa Lúcia do Piaí Caxias do Sul demandas Estrada Claudino Costa Morro Bonalume licença ambiental