NAV oferece 120 vagas gratuitas para formação básica em cinema e vídeo
redacao@serraempauta.com
18.04.2024 - 08h41min
O Ponto de Cultura NAV - Núcleo Audiovisual FSG está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de formação. Com foco na qualificação básica para cinema e vídeo, o projeto Ciclo de Oficinas Audiovisuais terá seis módulos, contemplando todas as fases que envolvem a realização de um filme: elaboração de projeto, escrita documental, produção audiovisual, direção cinematográfica, direção de áudio e prestação de c ontas.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Ao todo, são 120 vagas, voltadas especialmente para estudantes, artistas, produtores, agentes culturais e profissionais que já desenvolvem projetos na área ou queiram aprimorar conhecimentos para disputar editais, buscar parcerias ou captar recursos.
As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (54) 99198-1008 ou pelo e-mail ciclodeoficinasaudiovisuais@gmail.com. Metade das vagas são reservadas para mulheres, comunidade LGBTQIAPN+, pessoas negras e pessoas de baixa renda. O prazo permanecerá aberto até o preenchimento das vagas.
A programação abre dia 27 de abril, sábado, com a oficina de Elaboração de Projeto, ministrada pela produtora cultural Bete Souza.
"O objetivo é que os participantes passem pelas principais etapas da realização de um projeto audiovisual, do planejamento à prestação de contas. A ideia é que eles entendam o processo de produção, seja de um filme, de um curta, de um clipe musical ou de um vídeo para o YouTube. Ao final das oficinas, eles terão em mãos o ferramental para produzir um filme que chegue ao público, concorra em festivais e até mesmo recupere o investimento financeiro feito na produção", antecipa a oficineira.
Em maio, serão oferecidos os módulos de Escrita Documental, com Daniel Vargas, e Produção Audiovisual, com Nika Ferronato. Na sequência, em junho, os participantes terão as formações de Direção Cinematográfica, com Marcelo Rosa Costa, e Direção de Áudio, com Vitor Lemes. O projeto encerra com a oficina de Prestação de Contas, com Robinson Cabral. Todas as atividades serão realizadas aos sábados, de forma presencial, com duração de 8 horas.
"Quando a gente sabe onde quer chegar e tem o máximo de informações possíveis para a elaboração de um projeto, como objetivos, justificativa, personagens, planilha de custos, equipe e elenco, fica muito mais fácil vender nosso peixe. Seja para produtoras, investidores, patrocinadores ou mesmo para concorrer em editais. Um projeto bem estruturado é imprescindível para a realização audiovisual", resume Bete.
As oficinas presenciais serão realizadas no Ponto de Cultura NAV, localizado na Rua Os Dezoito do Forte, nº 2366, prédio A, Sala 124.
Programação de oficinas
:: 27 de abril - Elaboração de Projeto Audiovisual, com Bete Souza
:: 11 de maio - Escrita Documental, com Daniel Vargas
:: 25 de maio - Produção Audiovisual, com Nika Ferronato
:: 8 de junho - Direção Cinematográfica, com Marcelo Rosa Costa
:: 22 de junho - Direção de Áudio, com Vitor Lemes
:: 6 de julho - Prestação de Contas, com Robinson Cabral
* O horário das aulas é das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias do Sul protocola três projetos em regime de urgência
Comitiva do CIC de Bento tem encontro com vice-presidente em Brasília
Autora de Caxias do Sul lança obra que integra projeto nacional
Câmara de Caxias abre inscrições para Vereador por um dia de 22 a 30 de abril
Tapumes em torno do Moinho Covolan, em Farroupilha, recebem obras de arte
Tags:
Seis módulos Ponto de Cultura NAV abre inscrições oficinas audiovisual formação cinema vídeo Caxias do Sul