Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, realizadas 16 prisões preventivas e uma em flagrante por tráfico
redacao@serraempauta.com
28.02.2024 - 11h24min
A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul desmantelou um grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas e em atentados violentos contra rivais na Serra Gaúcha.
A cobertura da Festa da Uva tem oferecimento de:
Antiquário Jonathan Franco
Burritos Fantásticos
DCA Engenharia
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
A segunda fase da Operação Matriz ocorreu nesta terça-feira (27), e cumpriu 14 mandados de busca e apreensão, realizou 16 prisões preventivas e uma em flagrante por tráfico de drogas, com a apreensão de três quilos de maconha. Também foram apreendidos dois veículos. A operação contou com o apoio das demais delegacias de Caxias.
Todos os presos são integrantes de um grupo criminoso que atuava no tráfico de drogas e que realizava atentados violentos a rivais na Serra Gaúcha.
A ação é resultado de cinco meses de investigação. Nesse período foram identificados os principais líderes da facção criminosa, que coordenavam os crimes e o gerenciamento do tráfico de drogas na região de dentro do sistema prisional.
A investigação ainda identificou outros integrantes do grupo criminosos e o papel específico na cadeia de distribuição e comercialização das drogas. Segundo a Draco, o trabalho revelou que o grupo operava de maneira complexa, envolvendo logística, armazenamento, fracionamento e distribuição de drogas em larga escala. Além disso, os criminosos utilizavam contas bancárias, veículos e residências para ocultar e movimentar os lucros do tráfico.
Também foi constatado que o grupo utilizava de violência ou atentados contra grupos rivais ou traficantes independentes para conquistar território.
No período de investigação, durante o monitoramento dos investigados, os policiais realizaram a prisão em flagrante de três pessoas por tráfico de drogas e descobriram um laboratório de drogas em Flores da Cunha, onde foram apreendidos 22 quilos de cocaína, um quilo de maconha e porções de crack.
Para o delegado regional, Augusto Cavalheiro Neto, o resultado das duas fases representa um golpe significativo contra o crime organizado na região serrana.
"Demonstra o compromisso das autoridades em combater as organizações criminosas atuantes na Serra Gaúcha e garante a segurança da comunidade. Esta ação visou a asfixia do tráfico de drogas e o combate ao aumento dos CVLIs (Crimes Violentos Letais e Intencionais) ocorridos nos últimos meses na Serra Gaúcha", comentou o delegado.
Leia mais:
Inaugurada Escola Municipal Infantil no Bairro Zatt, em Bento
Comediante Victor Ahmar se apresenta no domingo em Caxias do Sul
Instituto lança evento itinerante para fomentar inovação na Serra
Força-tarefa acolhe quatro pessoas em situação de rua em Caxias do Sul
Festa da Uva, em Caxias do Sul, arrecada 2 mil quilos de alimentos
Tags:
Operação Matriz Polícia Civil Caxias do Sul desmantela facção atuava tráfico de drogas