Siga nossas redes sociais
Logotipo - Plano de segurança de barragens do Samae de Caxias do Sul está em fase final | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Plano de segurança de barragens do Samae de Caxias do Sul está em fase final | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Prevenção

Plano de segurança de barragens do Samae de Caxias do Sul está em fase final

Valor investido pela autarquia nas melhorias foi de mais de R$ 860 mil

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Andréia Copini/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) trabalha na finalização dos trabalhos do plano de segurança das barragens de Caxias do Sul. O projeto iniciou em 2021 visando atender a determinação legal instituída pela lei federal, reduzindo riscos de acidentes e, em caso de sua eventual ocorrência, limitando suas consequências.

O investimento por parte da autarquia ultrapassou R$ 860 mil e contemplou todas as barragens do Município: Marrecas, Faxinal, Maestra, São Miguel/São Paulo/São Pedro, Samuara, Santa Helena e Galópolis.

Para a elaboração do plano foram realizadas vistorias, estudo de ruptura hipotética da barragem, modelagem da onda de cheia ocasionada pela ruptura, definição de procedimentos de monitoramento, definição de procedimentos em caso de risco de rompimento, dentre outros.

Conforme estabelecido na legislação, para cada barragem foi elaborado e apresentado ao órgão fiscalizador um plano de segurança composto pelos seguintes itens: Relatório do Plano de Segurança de Barragem; Relatório de Revisão Periódica de Segurança de Barragem; Plano de Ação de Emergência (PAE); e Resumo Executivo do Plano de Segurança de Barragem.

A empresa encarregada pela execução dos serviços, a Hydros Engenharia, concluiu todas as etapas do planejamento. No momento, os laudos passam pela avaliação da autarquia que irá definir se o projeto apresentado está de acordo com o que foi proposto ou se ainda serão necessários ajustes. Após a aprovação, o plano passa para a etapa de execução.

"Os planos vão indicar ações para serem desenvolvidas em cada barragem como, por exemplo, a instalação de instrumentos para monitoramento da estrutura, reforço de vertedor, limpeza periódica, leitura periódica da instrumentação, substituição ou manutenção de registros e comportas", explica o diretor da Superintendência de Planejamento de Obras (SPO) do Samae, Gerson Panarotto, a respeito de algumas das ações que serão realizadas na segunda etapa do plano.

Outro componente importante do programa é o Plano de Ação de Emergência, espécie de protocolo para situações de risco iminente nas barragens como a implantação de sistemas de alarme sonoro, sinalização de caminhos de saída e pontos de encontro em caso de emergência e, inclusive, prevê a realização de simulações, em parceria com a Defesa Civil.

O prazo para a revisão do planejamento apresentado pela empresa vencedora da licitação é até outubro deste ano.

Leia também:
Estacionamento rotativo de Caxias do Sul muda 16 trechos de vagas de Área Verde para Azul
Comunidade da Zona Norte de Caxias do Sul pede socorro para a área da saúde
Prefeitura de Caxias do Sul contrata 15 profissionais em substituição aos do programa Mais Médicos
Caxienses terão acesso gratuito a conteúdos sobre bem-estar em plataforma digital
Samae de Caxias do Sul lança canal de podcast

Tags:

Plano de segurança fase final prevenção barragens Samae Caxias do Sul