Na CIC, secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, informou que trabalho deverá implantar um sistema cicloviário de 20 quilômetros
redacao@serraempauta.com
11.05.2021 - 09h16min
A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul está finalizando o termo de referência do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana. O titular da pasta, Alfonso Willenbring Júnior, explicou como se dará a implantação do futuro Plano de Mobilidade do município durante a reunião-almoço on-line da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul nesta segunda-feira (10).
Leia mais:
Conselho inicia debates sobre o Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana de Caxias
De acordo com Willenbring, todas as secretarias e órgão públicos estão participando do trabalho de levantamento dos dados que servirão de base para a elaboração deste plano. As etapas preveem pesquisas de campo, disseminação das informações à comunidade e participação social para extrair da população quais as necessidades em termos de mobilidade, considerando as características de cada região da cidade.
Segundo o secretário, a discussão em torno de um Plano Diretor de Mobilidade Urbana abrangerá todo o sistema de transporte coletivo público urbano, propondo meios de aumentar a eficiência do sistema. Passará pelas etapas de realização de diagnósticos, prognósticos de impacto e cenários, que contribuirão para a modelagem de um sistema de infraestrutura de mobilidade.
O trabalho culminará em um projeto de lei a ser encaminhado à Câmara de Vereadores, sendo que o prazo estimado para execução é de um ano. Willenbring comentou que existem em torno de 25 empresas interessadas em participar da construção do que será proposto para a cidade.
Transporte coletivo
Além disso, Willenbring detalhou que o Plano de Mobilidade vai dar sequência aos projetos de priorização do transporte coletivo, além de promover discussões sociais para a viabilização de uma tarifa justa.
"Temos plena ciência, e o prefeito nos cobra isso, que precisamos de uma tarifa menor, porque quando a tarifa é muito alta ela afasta o cidadão do transporte coletivo".
O novo contrato de concessão do transporte coletivo público urbano para a Viação Santa Tereza (Visate), que tem validade de 15 anos, prevê o valor da passagem a R$ 4,75.
Também serão discutidos no âmbito do Conselho Municipal de Mobilidade, de acordo com o secretário, os critérios para a concessão de gratuidades e a forma de subsidiar a tarifa de ônibus. Além disso, o projeto inclui discutir uma nova proposta para o estacionamento regulamentado, cujo contrato com a atual operadora, a Rek Parking, vence em maio do próximo ano, e a regulamentação do serviço de transporte por aplicativo.
Sistema cicloviário
Willenbring também informou que o Plano de Mobilidade deverá utilizar as perimetrais para a implantação de 20 quilômetros de um sistema cicloviário, e uma ligação entre os parques Cinquentenário, Getúlio Vargas (dos Macaquinhos), com a Prefeitura, Maesa e BR-116, totalizando mais 10 quilômetros. Revelou ainda que também está sendo desenvolvido um projeto para a instalação de uma ciclofaixa desde o centro de Ana Rech até as proximidades da Marcopolo.
Leia também:
Câmara de Caxias pretende convidar governo do Estado para apresentar o plano de concessões de rodovias da Serra
Advocacia-Geral do Município começa a ser estruturada
FAS de Caxias divulga data das provas do concurso público
Câmara de Caxias discute concessão de rodovias na Serra gaúcha
Tags:
Executivo Prefeitura de Caxias do Sul Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana CIC Caxias do Sul