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Previsão

Plano de Mobilidade deverá chegar na Câmara até julho de 2023

Parte dos estudos da Secretaria de Trânsito e da Urbtec foi apresentada aos vereadores nesta segunda-feira

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
22.11.2022 - 10h53min

O projeto do novo Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana deverá ser protocolado, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, até julho de 2023. A garantia partiu do secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Alfonso Willenbring Júnior, durante reunião pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, realizada na noite desta segunda-feira (21), no plenário do Legislativo. A condução dos trabalhos coube ao presidente do grupo parlamentar, vereador Adriano Bressan (PTB).

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Na oportunidade, o presidente da comissão atentou que a cidade possui cerca de 80 mil números de CNPJ ativos. Na ótica de, seria oportuno fixar horários por segmentos da economia local, entre o início e o final das respectivas jornadas diárias de trabalho. Ponderou que o escalonamento contribuiria com o fluxo do trânsito. A sugestão encontrou a acolhida junto a Gustavo Taniguchi, diretor e coordenador técnico da Urbtec, empresa licitada para elaborar e acompanhar a implementação do novo plano.

O secretário de Trânsito ressaltou que a elaboração da proposta atende a uma exigência de legislação federal, com uma vigência prevista de 10 anos, a contar da sua implementação.

"Em 30 de outubro passado, na cidade, eram 330 mil veículos registrados para 250 mil motoristas. Significa que pessoas não habilitadas podem estar dirigindo, e isso, certamente, interfere na mobilidade. O transporte coletivo perdeu de 30% a 40% da sua capacidade, nos últimos anos", observou Willenbring Júnior.

O dirigente da Urbtec destacou que já foram feitas 6,8 mil pesquisas e entrevistas com usuários do transporte coletivo. Apontou um levantamento de mais de 120 quilômetros de passeios, identificando as condições das calçadas, como o estado de conservação e a acessibilidade.

"Também verificamos 2,5 mil pontos de ônibus. Os estudos contemplarão todos os modais de transporte. Para as ciclovias, verificaremos os melhores caminhos que viabilizem essa rede, em quilometragem", analisou Taniguchi.

As explanações também contaram com a coordenadora técnica do plano, Carla Lampert. Ela pediu a participação de todos os setores da sociedade, como forma de tornar o futuro projeto o mais adequado possível à realidade da população.

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