Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - PF conclui investigação sobre roubo no aeroporto de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - PF conclui investigação sobre roubo no aeroporto de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Assalto a carro-forte

PF conclui investigação sobre roubo no aeroporto de Caxias do Sul

Relatório final aponta o envolvimento de 19 pessoas no maior assalto ocorrido no Rio Grande do Sul

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
02.09.2024 - 08h49min

Polícia Federal/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Polícia Federal (PF) concluiu na sexta-feira (30), a investigação sobre o assalto à aeronave pagadora no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, ocorrido em 19 de junho, em Caxias do Sul. A PF vai conceder uma entrevista coletiva nesta segunda (2), às 15h30min, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal, em Porto Alegre.

banner-cetec-serraempauta.png

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Após 70 dias de investigação, a PF, com apoio da Brigada Militar (BM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), indiciou 17 pessoas pela participação no crime. Outros dois indivíduos suspeitos de envolvimento no assalto foram mortos em confronto com policiais no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

A Operação resultou na prisão preventiva de 12 suspeitos, em uma prisão temporária, no cumprimento de 12 mandados de busca e na apreensão de 26 veículos. A PF ainda representou à Justiça Federal pelo sequestro de 19 contas bancárias e quatro imóveis.

A apuração indica que indivíduos de uma facção criminosa de São Paulo chegaram ao Rio Grande do Sul dias antes do episódio e contaram com o apoio de criminosos do Estado para a execução de quatro etapas de atuação: planejamento, execução, fuga e exfiltração.

A ação passou pelo custeio e transporte de fuzis, pistolas, armas de guerra, munições, explosivos, “jammers”, “miguelitos”, aparelhos telefônicos, chips, radiocomunicadores, roupas táticas, coldres, bandoleiras, veículos, placas falsas, plotagem de carros, hospedagens e esconderijos.

Os crimes revelados são de latrocínio, falsificação de símbolo, explosão, falsificação de identidade, adulteração veicular, usurpação de função pública, posse de arma de uso restrito, lavagem de dinheiro, organização criminosa com arma de fogo e embaraço à investigação de organização criminosa.

As penas máximas para os crimes indicados, se somadas, chegam a 97 anos de prisão. Praticamente todos os indiciados já responderam por crimes dessa natureza.

Leia mais:
Inicia a Semana da Pátria 2024 em Caxias do Sul
Previsão do tempo para Caxias do Sul prevê onda de calor na primeira semana de setembro
Batuca, de Bento Gonçalves, expande parceria com Neugebauer
BM entrega guarda externa dos dois presídios de Caxias do Sul
CIC de Caxias realiza evento para alta gestão e lideranças empresariais

Tags:

Polícia Assalto a carro-forte Polícia Federal conclui investigação roubo aeroporto Caxias do Sul