Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Pessoas com idade entre 54 e 50 anos serão vacinadas na próxima semana em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Pessoas com idade entre 54 e 50 anos serão vacinadas na próxima semana em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Serviço

Pessoas com idade entre 54 e 50 anos serão vacinadas na próxima semana em Caxias do Sul

As imunizações ocorrerão nas UBSs, UBVs e também nos drive-thru nos Pavilhões da Festa da Uva e na Maesa

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
11.06.2021 - 18h57min

João Pedro Bressan/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Os caxienses de 54 a 50 anos ou mais receberão a primeira dose da vacina contra a covid-19 de segunda (14) a sexta-feira (18). O cronograma inicia com as pessoas de 54 anos e vai decrescendo uma faixa etária por dia. Para esse público, a vacinação ocorrerá em todas as UBSs e UBVs. Também haverá drive-thru na quinta e na sexta, conforme faixa etária (veja cronograma abaixo).

banner-cetec-serraempauta.png

Além disso, a vacinação para outros públicos já contemplados e que por algum motivo ainda não puderam fazer a primeira dose segue em fluxo contínuo. Todos devem apresentar documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver). Também é solicitada documentação específica de acordo com cada categoria.

Para gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto) de 18 anos ou mais, a vacina passa a estar disponível nas quatro UBVs (Centenário, São Ciro, Cristo Operário ou Alvorada). Não é necessário agendar horário, mas é preciso levar encaminhamento médico para receber a dose.

Profissionais de saúde de 18 anos ou mais também poderão procurar uma das quatro UBVs (Centenário, São Ciro, Cristo Operário ou Alvorada). Não é preciso agendar, mas é obrigatório comprovar atuação em serviços de interesse à saúde e apresentar a documentação exigida (veja abaixo).

A vacina também segue disponível, em todas as UBSs e UBVs, para pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades ou com deficiência permanente, bem como para professores e demais profissionais da educação (educação infantil, ensino fundamental, médio, profissionalizante e superior, EJA e profissionais terceirizados ligados a esses). Também há documentação específica (veja abaixo).

Serviço

População em geral

:: Segunda (14) - pessoas de 54 anos ou mais
:: Terça (15) - pessoas de 53 anos ou mais
:: Quarta (16) - pessoas de 52 anos ou mais
:: Local - todas as UBSs e UBVs

:: Quinta (17) - pessoas de 51 anos ou mais
:: Sexta (18) - pessoas de 50 anos ou mais
:: Local - todas as UBSs e UBVs e drive-thru nos Pavilhões da Festa da Uva e na Rua Plácido de Castro (Maesa)

Horários

:: UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário - 8h às 20h.
:: Demais UBSs e UBVs - 8h às 16h.
:: Drive-thru - 9h às 16h.

Gestantes e puérperas de 18 anos ou mais

:: Local: UBVs Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. Obrigatório levar encaminhamento médico para fazer a vacina.

Profissionais de saúde de 18 anos ou mais

:: Local: UBVs Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada.

:: É obrigatório comprovar atuação em serviços de interesse à saúde, conforme determina o Ministério da Saúde (Ofício Circular Nº 57/2021, de 12 de março de 2021). Ou seja, é preciso ter vínculo com estabelecimentos de assistência, vigilância, regulação e gestão à saúde (exemplos: farmácias, hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos, ambulatórios). O documento ressalta que "trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) não estão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação".

Categorias - médicos, dentistas, enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas, quiropraxistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, técnicos de radiologia, técnicos de enfermagem, auxiliares e técnicos de odontologia, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, funcionários de farmácias, doulas, recepcionistas, secretárias e atendentes de clínicas e consultórios, profissionais de educação física, biólogos e médicos veterinários.

Documentação

:: Todos: registro ativo em Conselho ou Associação (se aplicável) ou comprovante de pagamento de anuidade.
:: Funcionários de estabelecimentos de saúde: carteira de trabalho ou contracheque atual.
:: Autônomos: alvará de localização ou CNES; autônomos sem alvará ou CNES em seu nome levam declaração assinada pelo titular do documento; profissionais de educação física seguem orientações do CREF em Caxias.

Professores e demais profissionais da educação de 18 anos ou mais

:: Local - todas as UBSs e UBVs.
:: Educação infantil, ensino fundamental, médio, profissionalizante e superior, EJA e profissionais terceirizados ligados a esses.
:: Obrigatório comprovar vínculo por meio de carteira ou contrato de trabalho OU então do contracheque atual.
:: Prestadores de serviço terceirizados deverão apresentar declaração validada pela instituição de ensino (modelo disponível em tinyurl.com/declara-edu).
:: Profissionais do transporte de estudantes deverão apresentar certidão cadastral atualizada emitida pela Secretaria Municipal de Transportes.

Pessoas com comorbidades e deficiência permanente de 18 anos ou mais

:: Local: todas as UBSs e UBVs.
:: Atestado médico ou receita emitida há menos de um ano.
:: Pessoas com deficiência permanente grave também podem apresentar o cartão do transporte coletivo gratuito como comprovante.
:: Lista de comorbidades: tinyurl.com/comorbidades (em alguns casos também será necessária autorização médica).

Leia também:
Minuta de projeto de lei quer diminuir de 75 para 60 anos demolição de imóvel sem autorização, em Caxias
Caxias do Sul vai vacinar pessoas de 55 anos ou mais neste sábado
Ex-prefeito de Caxias do Sul diz que Bolsonaro é louco e chinelo
Projeto pretende conceder incentivos para conservação e ocupação de prédios históricos de Caxias
Assinada ordem de início das obras da nova etapa da Radial Sudoeste, de Caxias
Governo estadual prevê investimento de R$ 261 milhões em infraestrutura viária da Serra

Tags:

Serviço saúde covid-19 coronavírus pessoas de 54 a 50 anos vacina vacinação Caxias do Sul