Siga nossas redes sociais
Logotipo - Pepe Vargas e Adiló Didomenico disputam segundo turno em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Pepe Vargas e Adiló Didomenico disputam segundo turno em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Eleições 2020

Pepe Vargas e Adiló Didomenico disputam segundo turno em Caxias do Sul

Petista alcançou 34,17% dos votos e o tucano, 15,45%

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O segundo turno das eleições para prefeito de Caxias do Sul será disputado entre os candidatos Pepe Vargas (PT) e Adiló Didomenico (PSDB). Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% dos votos apurados neste domingo (15), Pepe teve 34,17% (75.619 votos válidos) e Adiló, 15,45% (34.204 votos).

Sem pesquisa eleitoral, até o dia da eleição, a segunda vaga na composição do segundo turno era incerta por conta da disputa acirrada entre as candidaturas de Edson Néspolo (PDT) e Adiló. Nos bastidores, a maioria dos adversários reconhecia a presença de Pepe, com a única candidatura no campo da esquerda.

A lentidão no processo de totalização dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trouxe mais emoção à disputa pela segunda vaga entre as candidaturas de Néspolo e Adiló. Em uma parcial, a diferença era de apenas oito votos a favor do pedetista. Quando o sistema de soma dos votos destravou a parcial já era superior a 90% das sessões apuradas e o tucano havia passado na frente com uma diferença superior a 1 mil votos. Uma nova parcial atualizada às 22h30min, confirmou Adiló no segundo turno.

Para dispersar a militância que ensaiava uma comemoração na frente ao comitê de campanha, Pepe decidiu falar para os apoiadores e com a imprensa antes do resultado final. Mesmo com a ressalva de que não estava confirmado no segundo turno oficialmente, o petista admitiu de que deveria procurar os demais partidos que disputaram a eleição para discutir uma possível coligação:

- Quem se dispõe a governar para todos, também se dispõe dialogar com todos, inclusive com outros partidos que se apresentaram no pleito eleitoral – disse Pepe, em entrevista ao Serra em Pauta.

O candidato do PT reafirmou a possibilidade que incorporar “boas idéias” de outras candidaturas caso vença a eleição.

- A nossa disposição é de fazer um governo para governar para todas as pessoas independente de posição partidária, mas priorizar as pessoas que mais precisam das políticas públicas.

Com a disputa acirrada, Adiló aguardou a confirmação matemática para se manifestar para a militância e com a imprensa. Disse que a população entendeu que sua candidatura representa a formação de um novo eixo político para a cidade.

- O povo quer renovação, tentou em 2016 e não deu certo. Nós somos essa segurança. Quando a gente sabe ouvir, a gente erra menos - disse.

Adiló também admitiu que pretende buscar o apoio de todos os partidos que apresentaram candidatura à prefeitura. Ele reforçou essa sinalização ao citar o nome de todos os candidatos, inclusive de Júlio Freitas (Republicanos), representante do Governo Daniel Guerra (Republicanos), que teve o mandato cassado em dezembro do ano passado.

- Vamos procurar todos que querem o bem de Caxias do Sul, que querem uma nova proposta, uma nova ideia. Vamos aceitar o apoio de todos, serão muito bem-vindos. Agora temos uma diretriz que não negociamos cargo com ninguém por que a população não aceita mais isso – ressaltou o tucano.

O resultado:

:: Pepe Vargas (PT) - 75.619 votos  - 34,17%
:: Adiló Didomenico (PSDB) - 34.204 votos - 15,45%
:: Edson Néspolo (PDT) - 32.074 votos - 14,49%
:: Carlos Búrigo (MDB) - 21.809 votos - 9,85%
:: Marcelo Slaviero (Novo) - 18.554 votos - 8,38%
:: Vinicius Ribeiro (DEM) - 12.079 votos - 5,46%
:: Júlio Freitas (Republicanos) - 11.749 votos - 5,31%
:: Nelson D'Arrigo (Patriota) - 10.381 votos - 4,69%
:: Antonio Feldmann (Podemos) - 1.847 votos - 0,83%
:: Renato Toigo (PSL) - 1.720 votos - 0,78%
:: Renato Nunes (PL) - 1.291 votos - 0,58%

Tags:

Eleições 2020 resultado primeiro turno Pepe Vargas Adiló Didomenico Caxias do Sul