Votação foi desempatada com o voto do presidente da Câmara, vereador Velocino Uez
redacao@serraempauta.com
15.04.2021 - 20h04min
O pedido de informações a respeito da execução das obras na Ponte do Korff, localizada no distrito de Criúva, foi rejeitado por maioria de votos (12 a 11) na sessão desta quinta-feira (15), da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O presidente do Legislativo, vereador Velocino Uez (PTB), desempatou a votação, apresentando a sua posição contrária ao pedido de informações.
O requerimento de autoria da vereadora Denise Pessôa (PT), solicitava seis questionamentos: o prazo para a execução da obra; a solicitação do envio de cópias do projeto e do cronograma de execução; se a conclusão da obra está dentro do previsto no cronograma; e se houve aditivos no contrato, com o envio dos valores, se afirmativo.
O vereador Lucas Caregnato (PT) lembrou que foi aprovado, na Casa, um pedido de informações sobre questões relacionadas ao Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). De acordo com Caregnato, um dos questionamentos era se o projeto de reforma da Ponte do Korff havia passado pelo Compahc. Na resposta, o conselho informou que o projeto ainda não passou por análise.
Contrário ao requerimento, o vereador Adriano Bressan (PTB), vice-líder do governo na Casa, afirmou que Denise já teve contato com o Executivo sobre o assunto e recebeu todas as informações necessárias.
Denise rebateu a fala de Bressan e disse que o colega está equivocado, pois ela não conversou com secretários a respeito da obra. O vice-líder se comprometeu a trazer as informações para Denise até a próxima semana.
Patrimônio histórico
Em novembro de 2006, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado José Sperotto, que declarou patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul a Ponte do Korff. O governador Germano Rigotto (MDB), sancionou a lei no início de dezembro do mesmo ano.
Obra
A Prefeitura de Caxias iniciou em fevereiro a obra de recuperação da Ponte do Korff, que faz a divisa entre os municípios de Caxias e Campestre da Serra.
Na fase inicial, os trabalhos foram de reforço dos pilares centrais e de fundações da estrutura, que receberão uma camada de concreto. As demais fases do projeto envolvem a substituição completa do tabuleiro de madeira, recuperação, jateamento e pintura da estrutura metálica treliçada, em uma extensão de 59 metros sob a jurisdição de Caxias.
A execução da compete à Solaris Construtora ao custo de R$ 305 mil. A obra tem prazo de 90 dias para ser concluída.
Como votaram
:: Contrários - Adriano Bressan (PTB), Alexandre Bortoluz (PP), Clóvis de Oliveira (PTB), Juliano Valim (PSD), Marisol Santos (PSDB), Maurício Marcon (Novo), Maurício Scalco (Novo), Olmir Cadore (PSDB), Ricardo Daneluz (PDT), Sandro Fantinel (Patriota), Tatiane Frizzo (PSDB) e Velocino Uez (PTB).
:: Favoráveis - Denise Pessôa (PT), Elisandro Fiuza (Republicanos), Estela Balardin (PT), Felipe Gremelmaier (MDB), Gilfredo De Camillis (PSB), Gladis Frizzo (MDB), José Dambrós (PSB), Lucas Caregnato (PT), Rafael Bueno (PDT), Renato Oliveira (PCdoB) e Wagner Petrini (PSB).
Leia também:
Banco de Alimentos de Caxias arrecada 2,5 toneladas de donativos em 15 dias
Câmara de Farroupilha rejeita projeto que pretendia homenagear vítimas do coronavírus
Movimento pela Educação realiza manifestação pelo retorno das aulas presenciais em Caxias
Construção da EPI de Ana Rech, em Caxias, inicia no segundo semestre
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Caxias do Sul pedido de informações Denise Pessôa Ponto do Korff Caxias do Sul