A instituição de saúde não tem a obrigação de responder aos questionamentos
redacao@serraempauta.com
08.02.2023 - 17h10min
A Câmara de Vereadores de Caxias quer informações sobre o andamento das obras de ampliação do Hospital Geral. O vereador Rafael Bueno (PDT) anunciou na sessão desta terça-feira (7) que deverá protocolar um pedido de informações, e colocou o documento à disposição dos demais parlamentares para contribuir com os questionamentos.
Na mesma sessão, o vereador Adriano Bressan (PTB), iniciou a cobrança para a inauguração da obra que vai ampliar em mais 118 leitos.
"Eu nunca vi ganhar tanta emenda, tanta emenda, tanto dinheiro. Eu não sei em quanto estão essas obras", disse Bressan.
Em junho de 2021, o governador Eduardo Leite (PSDB) confirmou o repasse de R$ 15 milhões que faltavam para a conclusão das obras do complexo hospitalar, compra e instalação de equipamentos. Na oportunidade, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), José Quadros dos Santos, afirmou que a expectativa era concluir a obra até o primeiro trimestre de 2022. O recurso estadual foi repassado em outubro de 2021 e o prazo para a inaguração prometido para março do ano seguinte.
Com o atrado das obras, a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores esteve visitando o complexo hospitalar no final de abril de 2022. Na ocasião, foi informado um novo cronograma com previsão para inauguração em outubro.
Em dezembro, Bueno cobrou informações sobre o andamento das obras e não obteve retorno do diretor do Hospital Geral , Sandro Junqueira.
"Quando foi para eu ir para Brasília, enquanto presidente da Comissão de Saúde, bater nas portas dos deputados e senadores, a comissão, a Câmara de Vereadores foi importante, bem como nos demais vereadores e vereadoras. (...) Eu dei o Título de Cidadão Caxiense para o diretor do Hospital Geral (Sandro Junqueira) na confiança, no trabalho que estava fazendo, mas está sonegando informações, que é transparência, é dinheiro público", ressaltou o pedetista.
O pedido deverá solicitar os valores totais em emendas recebidas e os nomes dos parlamentares que repassaram valores de maneira individualizada. Deve pedir ainda explicações sobre os motivos das paralisações, qual é o cronograma das obras e quantos funcionários trabalham atualmente nas obras. Ainda pretende solicitar os contratos de trabalho com as devidas funções, cargas horárias e comprovantes de pagamentos.
O requerimento também deve pedir os valores doados por pessoas físicas e jurídicas, com as devidas comprovações de pagamento e datas que foram realizadas, além dos nomes das empresas fornecedoras dos materiais de construção, com notas fiscais de todas as compras.
Bueno disse ainda que caso o Hospital Geral não responda o pedido de informações irá realizar uma denúncia no Ministério Público.
Na tarde desta quarta (8), a reportagem perguntou a Junqueira se a instituição pretendia responder ao pedido de informações que deve ser protocolado.
"Estou em Brasília e não consigo te responder (...) Eu não tive acesso ao que foi falado", disse o diretor do HG.
O documento deverá ser protocolado nesta quinta (9), com novas perguntas. Após ser oficilizado, a solicitação precisa ser votada em plenário.
A instituição de saúde não tem a obrigação de responder aos questionamentos.
Leia mais:
Vereadora de Caxias Tatiane Frizzo assume a Procuradoria Especial da Mulher
Tum Tum apresenta Samba do Feitiço e Bate e Sopra neste sábado, em Caxias
PDT expulsa vereador licenciado de Caxias Ricardo Daneluz
Secretaria da Saúde de Caxias orienta população a evitar contato com morcegos
Fluência Casa Hip Hop, em Caxias, abre lista de espera para oficinas gratuitas
Tags:
Inauguração atrasada pedido de informações obra ampliação Hospital Geral Caxias do Sul