Durante o primeiro mês, 187 mil veículos passaram pelo primeiro pórtico de passagem de cobrança automática no Estado
redacao@serraempauta.com
17.01.2024 - 13h08min
Após um mês do início da operação do primeiro pórtico do free flow nas rodovias do Rio Grande do Sul, a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) apresenta dados que demonstram a boa aceitação ao modelo de passagem livre, automática e sem precisar reduzir a velocidade.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Segundo a empresa, dos 187 mil veículos que passaram pelo pórtico localizado no km 108,3 da RS-122, em Antônio Prado, 46% utilizaram tag (adesivo eletrônico colado no para-brisas), indicado como o meio mais adequado à cobrança da tarifa.
Dos motoristas que optaram pelo pagamento por meio do aplicativo “CSG FreeFlow” ou pelo site da concessionária, 38% quitaram via Pix e 10% inseriram créditos antecipados. Apenas 3% pagaram com cartão de crédito e 2,66% usaram os totens disponíveis nas bases de atendimento para o pagamento.
O cartão do vale-pedágio foi utilizado por 0,34% dos clientes. A maioria dos motoristas (57%) efetuou o pagamento no dia da passagem pelo pórtico.
O percentual de inadimplência - que ficou em cerca de 12% - foi considerado abaixo da estimativa no início de operação. Este índice ainda deverá cair na medida em que os usuários adquiram mais conhecimento sobre a praticidade e vantagens do novo modelo.
"Todas as expectativas foram superadas. A aceitação da tecnologia está sendo muito boa. A inadimplência é muito menor do que esperávamos na arrancada da operação. O sistema se mostrou muito simples para o nosso cliente. Temos 32,5 mil CPFs e 43 mil veículos cadastrados, o que demonstra o interesse dos motoristas nos descontos oferecidos pela plataforma, bem como a preocupação em fazer o devido pagamento da tarifa de pedágio", avalia o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres.
Novos pórticos
O executivo informa que em fevereiro entrarão em operação os demais cinco pórticos do free flow. Eles estão sendo instalados na RS-122, nos km 4,6 (São Sebastião do Caí), km 45,5 (Farroupilha) e km 151,9 (Ipê), no km 30,1 da RS-240 (Capela de Santana) e no km 6,5 da RS-446 (Carlos Barbosa).
A data de início da operação e o valor das tarifas estão sendo analisados e serão definidos pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).
A quantidade de funcionários da CSG será ampliada para dar o suporte tecnológico necessário e também para o atendimento aos usuários das rodovias administradas pela CSG.
"Teremos atendimento presencial nas demais bases de atendimento ao cliente e incremento de pessoal de escritório para dar conta do maior número de transações e informações que serão demandadas. As pessoas com maior dificuldade no uso da tecnologia procuram atendimento da CSG para apoio a instalação do aplicativo e até mesmo para realizar os pagamentos. As nossas bases de atendimento ao cliente e o telefone 0800.122.0240 receberam muitas ligações e consultas neste primeiro mês. Entretanto, notamos que nas últimas semanas já há uma redução desta demanda, o que mostra que os nossos clientes estão se adaptando à nova tecnologia", acredita Peres.
Desconto pode chegar a 20%
Os veículos que passarem pelos pórticos free flow poderão ter descontos nas tarifas. Qualquer veículo (leve ou pesado) cadastrado previamente no aplicativo “CSG FreeFlow”, no site ou que utilize tag válida, terá redução de 5% no valor da tarifa. Os descontos para os veículos leves que circulam com maior frequência pelos pórticos, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês, poderão chegar a 20%.
Leia mais:
Temporal destelha cerca de 70 casas e derruba árvores em Canela
Câmara de Caxias do Sul confirma interesse em parceria com a ONU
Operação aborda 167 pessoas nas barragens de Caxias do Sul em 2024
IPTU de Caxias do Sul bate recorde de arrecadação
Mulher é encontrada morta no interior de Caxias do Sul
Tags:
Aceitação boa pedágio RS-122 Antônio Prado registra 46% motoristas utilizam tag free flow primeiro mês