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Operação

Pedágio eletrônico na RS-122, em Antônio Prado, completa um ano

Dados da CSG apontam redução de 7,5% para 4,1% de motoristas não pagantes em seis meses

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Gus Wanderlei/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A implantação do primeiro pedágio eletrônico free flow no Rio Grande do Sul, pela concessionária de rodovias Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), completa um ano neste domingo (15) com números que atestam a eficiência do sistema.

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Após 12 meses da operação do pórtico localizado na RS-122, km 108,2, em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, 296,3 mil clientes e 424,4 mil veículos já se cadastraram nas plataformas de pagamento da companhia. A concessionária é a primeira empresa do país a operar todo o trecho administrado com cobrança digital.

Outros dados que comprovam a eficácia são a redução do número de inadimplentes e o percentual de motoristas que utilizam meios eletrônicos para o pagamento do pedágio. Quando entraram em operação os demais cinco pórticos de cobrança (veja a lista abaixo), em 30 de março de 2024, o índice de não pagantes no prazo legal era de 7,5%. Seis meses depois, em outubro, o número já havia caído para 4,1%.

Ainda de acordo com a CSG, atualmente, 62% dos pagamentos eletrônicos são realizados por meio de tag e os demais 38% pelas plataformas da concessionária (aplicativo CSG FreeFlow, site e bases de atendimento).

Nos últimos três meses, a procura presencial por esclarecimento nas bases de atendimento ao cliente reduziu 35%, o que demonstra maior familiaridade com o sistema.

O diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, faz um balanço positivo do pedágio eletrônico free flow após um ano de implementação do primeiro pórtico e às vésperas de completar nove meses de operação dos demais cinco pontos de cobrança nas rodovias estaduais. O dirigente ainda lembra que o modelo foi amplamente discutido com o poder público e a população.

"Com diálogo e estudos técnicos nós temos aprimorado cada vez mais a eficiência do sistema de pedágio eletrônico e demonstrado à população a simplicidade e praticidade do modelo, evitando paradas e filas em praças de pedágio convencionais, não mais existentes nos trechos que administramos, além da expressiva redução de danos ao meio ambiente", destaca.

Peres ratifica que a CSG foi amplamente favorável ao aumento do prazo de pagamento de 15 para 30 dias após a passagem pelos pórticos estabelecida pela resolução nº 1013/2024, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ele afirma que outras melhorias previstas no sandbox regulatório, que está em vigor até o final de 2025, como a ampliação do número de pórticos que reduzirá as tarifas cobradas nos pedágios eletrônicos atuais, tornando mais justo o que se cobra pela extensão do trecho que é usado pelos clientes que passam pelas rodovias.

"Tudo que vier para aperfeiçoar este modelo nós pretendemos viabilizar para beneficiar a população. A tecnologia deve servir para facilitar a vida das pessoas e o nosso desafio, por sermos a primeira concessionária a operar 100% com o modelo de pedágio eletrônico no Brasil, é fazer com que os clientes possam se adaptar ao sistema que muito em breve passará a ser utilizado em outras rodovias do país", afirma Peres, lembrando que, além do Rio Grande do Sul, a tecnologia já é utilizada no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

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Geral operação CSG pedágio eletrônico RS-122 Antônio Prado um ano funcionamento