Siga nossas redes sociais
Logotipo - Peça \
Logotipo - Peça \
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Teatro

Peça "Odila" retorna para mais três apresentações em Caxias do Sul

Espetáculos encerram projeto "À Memória de Odila", homenagem à sobrevivente da explosão da empresa Gazola, em 1943

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Angela Pimentel/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O espetáculo "Odila", um monólogo que conta a vida da jovem caxiense Odila Gubert, sobrevivente da tragédia na Metalúrgica Gazola, ocorrida no dia 22 de julho de 1943, terá três apresentações gratuitas nos meses de agosto e setembro em Caxias do Sul.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A primeira delas será nesta sexta-feira (23), na Escola Estadual Professora Ivonne Lúcia Triches dos Reis, no Bairro Desvio Rizzo. As apresentações, que fazem parte do encerramento do projeto de circulação "À Memória de Odila", serão realizadas também nos bairros Euzébio Beltrão de Queiróz e Santa Fé, sempre às 19h30min.

Encenada e dirigida pela atriz Tina Andrighetti, a peça reconstituiu a vida da jovem de 20 anos, sobrevivente da explosão na empresa que na época fabricava artefatos bélicos para os combatentes brasileiros. Odila perdeu a perna direita no grave acidente que, ainda, vitimou fatalmente sete operárias que trabalhavam no local.

A peça "Odila" retrata um fragmento desse acontecimento, que está eternamente entrelaçado com a história da cidade. O espetáculo foi inicialmente montado em 2016 como parte do Projeto Identidades, com o propósito de levar histórias reais à cena.

Em 2023, completou-se 80 anos da explosão e 20 anos da morte de Odila Gubert, o que provocou a retomada das atividades da peça com uma agenda privilegiando o caráter popular da obra. Foram sete apresentações nos distritos de Criúva, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca, como também nos bairros Panazzolo e Petrópolis.

"Entendemos que é fundamental relembrarmos e honrarmos essa memória. Levar a história ao conhecimento de mais uma parte da população e relembrar os fatos a tantas outras pessoas que já os conheceram constitui-se num valor inestimável pois, ao falarmos sobre isso, alimentamos a memória coletiva, social e cultural", explica Tina.

Programação

:: Dia 23/8 (sexta-feira) – Escola Estadual Professora Ivonne Lúcia Triches dos Reis (Rua Isidoro Dias Lopes, 736, no Bairro Desvio Rizzo)
:: Dia 31/8 (sábado): Centro Comunitário do Bairro Santa Fé (Avenida Santa Fé, 628)
:: Dia 14/9 (sábado): Centro Cultural Euzébio Beltrão de Queiróz (Rua Bento Gonçalves, 3.333, no Bairro Euzébio Beltrão de Queiróz)
:: Horário: 19h30min

Leia mais:
Construção do Centro de Proteção Animal, em Caxias, deve iniciar em cinco dias
Acesso será fechado na RS-122 próximo à curva da morte, em Farroupilha
Miniempresa de escola de Caxias do Sul representará o Rio Grande do Sul
PF prende em Sapiranga um suspeito de roubo no aeroporto de Caxias
Arquitetos da Serra ajudam famílias vítimas das enchentes no RS

Tags:

Cultura teatro peça "Odila" homenagem sobrevivente Gazola Caxias do Sul